Esportes

Jim Brown astro da NFL, ator e ativista morre aos 87 anos

Jim Brown foi importante na luta pela igualdade social. Se destacou além do futebol americano em mais três esporte dentro da universidade. Foi comentarista e ator

20 Mai 2023 - 11h00 | Atualizado em 20 Mai 2023 - 11h00
Jim Brown astro da NFL, ator e ativista morre aos 87 anos Lorena Bueri

Nesta quinta-feira (18) com 87 anos de idade faleceu Jim Brown em Los Angeles na Califórnia, um dos maiores jogadores da história da National Football League (NFL). A informação da morte dele chegou na sexta-feira (19) feita por Monique, sua esposa, que diz em sua postagem que ele morreu em paz na sua residência: “Para o mundo, ele era um ativista, um ator e uma estrela do futebol americano. Para nossa família, ele era um amoroso e maravilhoso marido, pai e avô. Nossos corações estão partidos...”, afirmou ela. Ele era uma figura muito marcante, símbolo dos direitos civis dos afro-americanos nos Estados Unidos da América.

Nascido em 17 de fevereiro de 1936 na Geórgia nos Estados Unidos da América, James Nathaniel Brown com 1.88m de altura, popularmente conhecido como Jim Brown, considerado o melhor running back do futebol americano, jogava no Cleveland Browns de 1957 até 1965 conquistando prêmio de jogador mais valioso NFL-MVP, atuava também como ator, comentarista do primeiro Ultimate Fighting Championship (UFC) e casado com Monique desde 1997. Ele se aposentou aos 30 anos de idade do esporte para ser ator e gravou o fime “Os Doze Condenados” e focou também na sua luta como ativista social, criando em 1988 o programa Amer-I-Can, focado em reformar ex-membros de gangues.

Em 2002 o veículo de comunicação “Sporting News” o elegeu como melhor de todos os tempos dentro do seu esporte, no ano de 2020 foi incluído entre os 100 melhores da NFL e o melhor entre os 150 do futebol americano universitário. Essa homenagem veio quando a liga profissional completava 100 anos e a universitária 150 de existência. Jim Brown está no Halls da fama de ambas as ligas.


                                 

Homenagem a Jim Brown feita pela equipe que atuou de 1957 a 1965. Remembering Jim Brown (Vídeo: Reprodução/Youtube/ Cleveland Browns)


É importante destacar que Jim Brown era amante do esporte. Na universidade de Syracuse ele se destacou em quatro esportes tais como futebol americano, basquete, lacrosse e atletismo. Também entrou no Halls da fama universitária como atleta de lacrosse.

 

Foto destaque: Jim Brown faleceu aos 87 anos em Los Angeles, Califórnia, EUA. (Reprodução/Facebook/NFL)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo