Notícias

Javalis serão abatidos na Itália para conter peste suína

Javalis serão abatidos na Itália, ao redor de toda Roma, por conta da peste suína, originada na África que foi encontrada em mais de milhares de animais da espécie.

09 Mai 2022 - 20h50 | Atualizado em 09 Mai 2022 - 20h50
Javalis serão abatidos na Itália para conter peste suína Lorena Bueri

Um abate de javalis será realizado pela Itália ao redor de toda Roma, após ser encontrada a peste suína africana em um dos milhares de animais da espécie que vivem na capital italiana e pelos arredores. A informação foi dada pelas autoridades locais na tarde desta segunda-feira (9).

A decisão foi dada após o temor de que isso possa provocar uma epidemia em expansão. O primeiro caso da doença na Itália foi relatado no noroeste do país no início deste ano, considerado como um surto isolado. Porém, com outro caso detectado no centro da região italiana, o medo na população e nas autoridades cresceu.

Na região de Lácio, por exemplo, a população está proibida de fazer piqueniques e todas as lixeiras localizadas no norte de Roma, onde a doença foi registrada recentemente, foram cercadas, para evitar que uma possível proliferação da peste ocorra no país.


Javalis causando estragos e revirando latas de lixo pelas ruas de Roma (Foto: Reprodução/ Youtube via EuroNews)


Já nos javalis, o comunicado desta segunda-feira ainda informou que em Lácio, cerca de 16 animais foram testados e em dois deles o resultado foi de que “muito provavelmente” seja positivo para a peste suína. Mais análises serão feitas e posteriormente, resultados mais concretos irão sair.

“O plano é reduzir seletivamente a população de javalis de Roma” disse o assessor próximo do presidente da região do Lácio, Andrea Napoletano, à uma emissora estatal.

A peste suína africana é inofensiva para os seres humanos, porém, pode ser fatal para os porcos. Teve sua origem na África e após se espalhar para a Europa e pela Ásia, matou centenas de milhões de porcos em todo o mundo.

 

Foto Destaque: Javali preto em parque de vida selvagem localizado em Mehlmeisel, na Alemanha - Créditos: Divulgação/ Michaela Rehle via Reuters

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo