Notícias

Janja teve conjunto de prata roubado por extremistas no Palácio do Planalto

“Eles não foram só vândalos, não. Eles são ladrões”, afirma a primeira-dama sobre golpistas que furtaram um conjunto de prata que ela havia ganhado de uma embaixada.

16 Jan 2023 - 21h00 | Atualizado em 16 Jan 2023 - 21h00
Janja teve conjunto de prata roubado por extremistas no Palácio do Planalto  Lorena Bueri

A primeira-dama, Janja Lula da Silva, confirmou que golpistas roubaram um conjunto de prata, no qual ela havia acabado de ganhar de uma embaixada e estava em gabinete no Palácio do Planalto. 

O roubo aconteceu durante os atos de vandalismo contra o Planalto, Congresso Nacional e Tribunal Superior Eleitoral, no penúltimo domingo (08). Em fala, a primeira-dama expressou que, além de vândalos, os golpistas são ladrões. 

"Roubaram daqui um conjunto de prata que eu ganhei de uma embaixada, tinha acabo de receber. Estava aqui em cima da minha mesa na sexta-feira e levaram. Então, eles não foram só vândalos, não. Eles são ladrões", ressalta. 

O fotógrafo oficial da Presidência da República, Ricardo Stuckert, também foi vítima dos terroristas e teve todo o seu equipamento de trabalho roubado.

"Levaram minha máquina fotográfica, cartões que eu tinha de memória, lentes, drones. E chamou atenção que eles abriram os computadores e levaram os HDs", destaca. O fotógrafo acrescentou ainda, que para roubar os HD’s, os criminosos precisaram abrir os equipamentos.

As revelações foram feitas durante entrevista com o Fantástico, que mostrou, detalhadamente, o resultado do vandalismo realizado por extremistas. 

Os prejuízos não pararam por aí, os radicais destruíram patrimônios históricos,  objetos e artes da cultura brasileira, os danos têm proporções difíceis de serem calculadas.

O terceiro andar do Planalto, onde fica o gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), abriga o quadro "As mulatas", do artista brasileiro tão renomado e honrado, Di Cavalcanti. A pintura sofreu sete rasgos de tamanho diferentes. Segundo o palácio, a obra, pintada em 1962, é avaliada em R$ 8 milhões, mas teria o valor de até 5 vezes mais caso fosse levada a leilão.


Janja teve conjunto de prata roubado por extremistas no Palácio do Planalto 

(Foto: Reprodução Paulo Pimenta/Veja)


O Supremo Tribunal Federal não escapou da destruição dos bolsonaristas, no prédio, o foco foi o plenário, no qual até a cadeira de um dos ministros,  de autoria do designer polonês e naturalizado brasileiro, Jorge Zalszupin, foi arrastada para o meio da rua, juntamente com o brasão da República, que ficava na parede do plenário. Outras incontáveis peças, desde cadeiras a obras de artes, foram destruídas. 

Extremistas presos  

Foram ouvidos, pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT), Ministério Público Federal no DF (MPF-DF) e o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), 1.248 bolsonaristas presos durante os ataques terroristas às sedes dos três poderes e no acampamento golpista em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, no domingo (08).

Até o momento, 1.398 estão presos após terem sido detidos no acampamento e nos atos terroristas. A relação foi divulgada pela Secretaria de Administração Penitenciária do DF (Seape-DF) e publicada na sexta-feira (13). (A lista está disponível aqui)

 

Foto destaque: Janja teve conjunto de prata roubado por extremistas no Palácio do Planalto/Reprodução/Fantástico 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo