Notícias

Jair Bolsonaro ataca Vera Magalhães durante debate entre os candidatos à Presidência da República: "Vergonha para o jornalismo brasileiro"

Simone Tebet (MDB) saiu em defesa da jornalista, que também foi, logo em seguida, atacada pelo atual presidente ao ter sua atuação na CPI da Pandemia questionada. Jair Bolsonaro afirmou que a candidata "é uma vergonha para o Senado Federal"

29 Ago 2022 - 09h00 | Atualizado em 29 Ago 2022 - 09h00
Jair Bolsonaro ataca Vera Magalhães durante debate entre os candidatos à Presidência da República: 'Vergonha para o jornalismo brasileiro' Lorena Bueri

No primeiro debate entre candidatos à Presidência da República com maior intenção de votos nas pesquisas eleitorais, organizado em consórcio pelos veículos de comunicação Folha de São Paulo, UOL, TV Cultura e pela Rede Bandeirantes, conhecida informalmente como Band e transmitido ao vivo na noite desse domingo (29), Jair Bolsonaro, atual presidente e candidato à reeleição pelo Partido Liberal (PL), ofendeu a jornalista Vera Magalhães em mais um episódio recorrente.


O presidente Jair Bolsonaro participou do debate transmitido ao vivo pela TV Band. (Foto: Reprodução/Poder360)


Tudo começou quando Vera Magalhães, da TV Cultura, questionou Ciro Gomes, do Partido Democrático Trabalhista (PDT), sobre redução do alcance da cobertura vacinal no Brasil com base nos dados de vacinação do DataSUS, do próprio governo federal. A jornalista apontou a desinformação promovida pelo presidente Bolsonaro sobre o tema durante o auge da pandemia de covid-19.

“A cobertura vacinal está despencando nos últimos anos. Em que medida que a desinformação sobre vacina difundida pelo presidente pode ter agravado além pandemia de covid-19 e causar mortes que poderiam ter sido salvas, desacreditar a população quanto à eficácia das vacinas em geral?”, perguntou Vera Magalhães a Ciro Gomes, para Jair Bolsonaro comentar.


Vera Magalhães. (Foto: Reprodução/TV História)


Em resposta ríspida, Jair Bolsonaro provocou.

"Vera, não podia esperar outra coisa de você. Acho que você dorme pensando em mim. Você tem alguma paixão por mim. Você não pode tomar partido num debate como esse, fazer acusações mentirosas a meu respeito. Você é uma vergonha para o jornalismo brasileiro.”

Após ataque de Jair Bolsonaro, jornalistas mulheres saem em defesa de Vera Magalhães

Uma onda de solidariedade e carinho tomou conta das redes sociais e grandes nomes do jornalismo saíram em defesa da jornalista Vera Magalhães.

No Twitter, a jornalista Aline Midlej escreveu: “Estamos juntas no jornalismo profissional, no feminino presente e resistente sempre”.



Aline Midlej em apoio à Vera Magalhães. (Foto: Reprodução/Twitter)


A jornalista e ex-apresentadora do Encontro, Fátima Bernardes, escreveu: "Minha solidariedade à jornalista Vera Magalhães, atacada durante o Debate na Band pelo candidato à reeleição Jair Bolsonaro. Não é a primeira vez que mulheres jornalistas são atacadas por esse governo".


Fátima Bernardes em apoio à Vera Magalhães. (Foto: Reprodução/Twitter)


Sandra Annenberg, apresentadora do Globo Repórter, reforçou o discurso de Fátima Bernardes e acrescentou: "Não podemos mais permitir misoginia seja onde for. Não vamos nos intimidar, mulheres são a maioria da população brasileira".


Sandra Annenberg em apoio à Vera Magalhães. (Foto: Reprodução/Twitter)

Sandra Annenberg em apoio à Vera Magalhães. (Foto: Reprodução/Twitter)


Patricia Campos Mello, que também já foi atacada com insinuações de cunho sexual pelo presidente da República, publicou uma imagem ao lado de Vera Magalhães, demonstrando admiração pela colega.


“Que orgulho da Vera Magalhães”, escreveu Patricia Campos Mello em apoio à colega. (Foto: Reprodução/Twitter)


Cabe aqui destacar que o Tribunal de Justiça de São Paulo, decidiu em junho deste ano aumentar a indenização paga por Bolsonaro à jornalista em R$ 35 mil.

Andréia Sadi, âncora do Estúdio I na Globo News e comentarista política, escreveu: "Bolsonaro, ao se irritar com a pergunta jornalística de Vera Magalhães sobre vacinas, ataca e – claro – o alvo é mulher. Incrível. Ideia fixa é a mira do presidente para atacar e agredir mulher. Beijo, Vera, você é orgulho".


 


Andréia Sadi em apoio à Vera Magalhães. (Foto: Reprodução/Twitter)


Ciro Gomes (PDT), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil) reagiram de maneira firme e imediata aos ataques contra a jornalista Vera Magalhães, da TV Cultura, e saíram também em defesa dela.

O Portal R7 procurou a jornalista Vera Magalhães, que não quis se manifestar sobre o assunto.

 

Foto destaque: Vera Magalhães e Jair Bolsonaro. Reprodução/Brasil 247

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo