Tech

Itália analisa proibição de TikTok em celulares de funcionários públicos

Governo italiano analisa a proibição do aplicativo nos celulares de funcionários públicos. Proibição já foi aprovada pela Comissão Europeia após riscos na privacidade.

26 Fev 2023 - 17h15 | Atualizado em 26 Fev 2023 - 17h15
Itália analisa proibição de TikTok em celulares de funcionários públicos  Lorena Bueri

 

O ministro de Administração Pública italiano anunciou ontem, dia 25, que o governo tem estudado a proibição do uso de TikTok para os funcionários públicos. "Vamos tomar uma decisão rápida. Agora, é preciso compreender bem qual é efetivamente a profundidade dos riscos ligados à segurança nacional".

Segundo Paolo Zangrino a decisão pode ser anunciada semana que vem. Ele também confirmou que a decisão da Comissão Europeia influenciou na análise, para "proteger dados do bloco e aumentar sua segurança informática".

O aplicativo tem sido investigado por vários problemas de privacidade. No segundo semestre do ano passado várias “espionagens” feitas pelo TikTok foram detectadas.

O pesquisador de software Felix Krause descobriu que “o navegador do TikTok registra os toques na tela, digitação e até mesmo a área de transferência do aparelho do usuário”. Segundo Jennifer King, estudante de Stanford, essa é uma quebra de privacidade nunca vista, “Isto é muito sorrateiro. A suposição de que seus dados estão sendo pré-lidos antes mesmo de enviá-los, ultrapassa uma linha, na minha opinião”.


Smartphone (Reprodução/ Pixabay)


A maior preocupação é o público principal do TikTok. "Muitas pessoas que usam o aplicativo desconhecem a vigilância realizada sobre eles. A base de usuários do TikTok é muito mais jovem do que a do Facebook e do Instagram, o que os torna mais vulneráveis", disse Uri Gaal, professor da Universidade de Sydney.

Jens Zimmermann, porta-voz do Partido Social Democrata alemão, também demonstrou preocupação com a privacidade do aplicativo no começo de 2023. “Acho que faz sentido também examinar criticamente aplicativos como o TikTok e, se necessário, tomar medidas. Portanto, aconselho os funcionários públicos, mas também todos os cidadãos, a não instalar serviços e aplicativos não confiáveis ​​em seus smartphones”.

O TikTok se defende das acusações, “Ao contrário das alegações do relatório, não coletamos pressionamentos de tecla ou entradas de texto por meio deste código, que é usado apenas para depuração, solução de problemas e monitoramento de desempenho".

Foto Destaque: TikTok. Reprodução/ Pixabay

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo