Celebridades

Isacque Lopes, de "Vai na Fé", desabafa sobre racismo

Na quarta-feira (19), em entrevista ao UOL, Isacque Lopes falou sobre experiências envolvendo racismo vividas durante infância e adolescência, além de revelar se continuam ocorrendo.

21 Abr 2023 - 10h11 | Atualizado em 21 Abr 2023 - 10h11
Isacque Lopes, de 'Vai na Fé', desabafa sobre racismo  Lorena Bueri

Nesta quarta-feira (19), o ator Isacque Lopes, que interpreta Ben na novela ‘’Vai na Fé’’, contou em detalhes para uma entrevista ao Splash Show, do UOL, o racismo que vivenciou desde muito cedo, e que também é abordado em algumas cenas da novela.

Isacque desabafou dizendo que ainda durante a infância, foi motivo de chacota dos colegas de escola por conta de seu cabelo – realidade que se repete com diversas crianças negras nesse mesmo período.

‘’Na minha infância, no ensino fundamental, era por conta do meu cabelo. Sempre tive cabelo grande, cacheado, crespo. Na escola, sofria muita chacota por isso. Botavam apelidinho, atiravam lápis, borracha..." , declarou. No entanto, durante sua adolescência os ataques só pioraram. 


Isacque Lopes. Reprodução/Instagram


O ator revelou que já foi alvo de abordagem policial, além do fato das pessoas na rua terem temido Isacque apenas por conta de sua cor:  "Já na adolescência, era por conta da minha cor. Quando andava na rua, era abordagem policial, aconteciam casos de pessoas trocarem de calçada à noite. "

Apesar da questão da abordagem policial não ter sido sua culpa, mas sim do racismo vindo dos próprios policiais, Isacque disse que sua mãe o aconselhou a sempre se arrumar mais que todos, para que essas situações pudessem ser evitadas.

Por mais que discriminações como essa permaneçam ocorrendo, Lopes afirmou que diminuíram gradativamente devido ao contexto atual em que se encontra, atuando em uma novela:  ‘’Agora, por conta da fama, as coisas vão diminuindo, mas a gente nunca deixa de estar num corpo preto. Ainda que seja menos, sempre vamos passar por algumas situações’’

O talento dele não se limita apenas a teledramaturgia, olha só o que o gato sabe fazer:


Isacque Lopes cantando Michael Jackson. Reprodução/Instagram


Ademais, o artista relatou uma experiência recente e nada agradável, isto porque, ao solicitar um carro de aplicativo, o motorista não autorizou sua entrada no veículo.

Diversidade negra no elenco de 'Vai na Fé'

Em entrevista recente para o Splash UOL,  ao ser questionado por um dos apresentadores, Dieguinho Schueng, sobre a masculinidade na novela, ele deu um exemplo de como funcionava a masculinidade preta: 

‘’A questão da masculinidade preta é interessante, porque somos diversos. Sou magro, Samuel é mais forte. Tenho a pele menos retinta, e o Samuel, mesmo parecido comigo, é mais retinto que eu’’, disse. 


Samuel de Assis e Isacque Lopes. Reprodução/Instagram


O ator Samuel de Assis interpreta Ben em sua fase adulta, já Isacque interpreta ele na fase da adolescência. Isacque fez questão de ressaltar a importância desses temas marcarem presença na teledramaturgia, mostrando a existência do *colorismo na novela.

*Um adendo: colorismo é um termo que diz respeito aos diversos tons de pele negra, da mais clara até a mais retinta

 ‘’Há esse colorismo na novela também. É um tema importante, para mostrar como o brasileiro - especialmente o brasileiro preto - é diverso, o mundo é diverso. Somos pessoas múltiplas, podemos ser o que quisermos. Abordar isso na novela me parece ser o caminho certo", afirmou para o SPLASH. ‘’

Em uma publicação, afirmou estar vivendo um sonho que parecia distante de sua realidade: ''Eu to vivendo um sonho. Um sonho de moleque, um sonho que sempre pareceu estar muito distante da minha realidade, mas que sempre esteve nas minhas orações. Estar vivendo tudo isso hoje é a prova de que, ter fé literalmente é o que te fará desfrutar das bençãos de Deus.''

Ainda no texto, comentou sobre o personagem que ele e Samuel compartilham: ''O Ben e o Isacque são extremamente parecidos. Somos aventureiros, intensos, livres, apaixonados, sonhadores… até o mesmo estilo de roupa usamos.''


Isacque Lopes comemora seu personagem Ben, ao lado de Samuel de Assis Reprodução/Instagram


Há uma cena em que o personagem Ben relembra um episódio de racismo sofrido na escola, após ser chamado de ‘macaco’ durante um jogo de futebol, assemelhando-se a situações que já ocorreram na vida real durante partidas esportivas. 

Aliás, Isacque disse que tem muita luta pela frente: ‘’Fazer esse episódio foi muito forte, me fez relembrar essas situações que passei, então pude transferir todos meus sentimentos para dentro de cena.’’  Continuou:  ‘’Mas, como li recentemente, o racismo não está piorando, está sendo filmado. Agora, ao menos, tudo está sendo visto, o que sempre aconteceu. Mas a nossa luta ainda tem muito pela frente.’’

 

Por fim, é importante que autores de novelas sigam com essa consciência de que esses assuntos precisam ser debatidos, não se tratando apenas de uma realidade distante, dando um passo para o fim da reprodução de estereótipos racistas dentro das telinhas. 

Foto destaque: Isacque Lopes. Reprodução/Instagram

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo