Notícias

Investigação vai mostrar se negligência com os Yanomami foi ordenada

A situação dos Yanomami é grave, lembra o ministro Wellington Dias, que confirma que os responsáveis pelo descaso serão responsabilizados pela negligência, assim como prevê a lei.

26 Jan 2023 - 21h40 | Atualizado em 26 Jan 2023 - 21h40
Investigação vai mostrar se negligência com os Yanomami foi ordenada Lorena Bueri

Durante entrevista na CNN, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, afirmou que as investigações irão permitir entender qual a responsabilidade do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para com a crise humanitária dos indígenas Yanomami e se o desabastecimento da comunidade é resultado de alguma ordem. 

O ministro comentou que “há fortes indícios de desvios de recursos, que foram repassados ao Ministério para a aquisição de medicamentos que nunca chegaram nas unidades de saúde”, segundo relatos de lideranças indígena. O Comitê de Enfrentamento à Desassistência Sanitária dos Yanomami, do qual diversos ministérios o integram, é responsável por essa investigação. 

Wellington disse que os indígenas não precisam só de alimento, mas também de atendimento médico, pois a situação ficou muito grave. “É uma tragédia daquelas que ainda estamos longe de saber a dimensão. Há várias comunidades indígenas que sequer conseguimos acessar”, disse o ministro. 

Como citado por Dias, o objetivo das investigações é entender exatamente como esse desabastecimento aconteceu, se tiveram desvios de recursos, ou se houve alguma ordem para que o povo Yanomami fosse negligenciado. “Ninguém chega naquele estágio da noite pro dia.

A situação é grave, como lembra o entrevistado, que confirma que os responsáveis pelo descaso serão responsabilizados pela negligência, assim como prevê a lei. 

Em seu cargo, o ministro ressaltou a importância de serem tomadas medidas a longo prazo e também de emergência, para dar assistência aos indígenas. “Temos o objetivo de salvar vidas e, mais que isso, trazer qualidade de vida para essa população.”

Por fim, Dias ressaltou que o grupo ministerial está empenhado em resolver o problema de água potável, de alimentação e educação de forma definitiva e não apenas temporária para os povos. (Fonte: CNN Brasil)

Para conferir a entrevista completa assista o vídeo abaixo divulgado pela emissora em seu portal no Youtube. 


Publicado por CNN Brasil 

(Vídeo: Reprodução/Youtube)


As imagens dos indígenas desnutridos tomaram conta da internet nos últimos dias, muito se questiona o motivo do governo Bolsonaro ter escondido a situação, visto que sua maior preocupação era com a preservação da família e da pátria. 

 

Foto destaque: Investigação vai mostrar se negligência para com os Yanomami foi ordenado. Reprodução/Valéria Oliveira/g1 RR/Arquivo/G1

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo