Money

Investidores do Twitter processam Musk por “manipulação” do preço das ações

Eles afirmaram que as críticas do bilionário Elon Musk ao Twitter equivalem a uma tentativa de derrubar ainda mais o preço das ações. A ação é coletiva e os investidores pedem uma quantia não especificada por danos punitivos e compensatórios.

27 Mai 2022 - 17h30 | Atualizado em 27 Mai 2022 - 17h30
Investidores do Twitter processam Musk por “manipulação” do preço das ações Lorena Bueri

Investidores da rede social processaram Elon Musk por, supostamente, manipular o preço das ações do Twitter para baixo. As acusações se referem ao período anterior ao da compra de 44 bilhões feita pelo CEO da Tesla e da SpaceX em abril deste ano.

 

Segundo os investidores, Musk deixou de perder US$ 156 milhões (cerca de (R$ 748 milhões) ao não divulgar a compra que já havia sido negociada, mais de 5% do Twitter até 14 de março. A ação é coletiva e os investidores pedem uma quantia que não foi especificada por danos punitivos e compensatórios.

 

Além do bilionário, os investidores também nomearam o Twitter como réu, alegando que a empresa tinha a obrigação de investigar a conduta de Musk. No entanto, eles não buscam indenização da rede social.

 

O grupo de acionistas disse que Elon Musk continuou a comprar ações após fechar o acordo e só divulgou no início de abril a fatia de 9,2% na empresa, de acordo com o processo aberto ontem (26) no tribunal federal da cidade norte-americana de São Francisco.

 

“Ao adiar a divulgação de sua participação no Twitter, Musk se envolveu em manipulação de mercado e comprou ações do Twitter a um preço artificialmente baixo”, afirmaram os investidores, liderados por William Heresniak.


Musk é o CEO da Tesla e da SpaceX, eleito pela Forbes o homem mais rico do mundo. Foto: Getty Images. 


O bilionário e seu advogado não responderam aos pedidos de comentários. O Twitter também não comentou.

 

Os investidores também afirmaram que as críticas públicas de Musk ao Twitter, incluindo um tuíte de 13 de maio afirmando que o acordo para compra estava “temporariamente suspenso” até a empresa provar que as contas falsas representam menos de 5% de seus usuários, equivalem a uma tentativa de derrubar ainda mais o preço das ações.

 

Durante o processo de aquisição, os investidores disseram que a recente queda das ações da Tesla, na qual Musk é o CEO, colocou a capacidade do bilionário de financiar a aquisição do Twitter em “grande perigo”, já que ele deixou suas ações como garantia aos empréstimos necessários para a aquisição.

 

Foto destaque: Os investidores também nomearam a rede social como réu. Reprodução: Reuters.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo