Notícias

Inundações na Nigéria deixam mais de 600 mortos e 2 milhões de pessoas afetadas

Segundo a ministra de Assuntos Humanitários da Nigéria, os governos devem se preparar para novas inundações. Esta já é a maior inundação sofrida pelo país desde 2012.

17 Out 2022 - 20h34 | Atualizado em 17 Out 2022 - 20h34
 Inundações na Nigéria deixam mais de 600 mortos e 2 milhões de pessoas afetadas Lorena Bueri

A pior inundação registrada na Nigéria em uma década atingiu a marca de 600 mortos, de acordo com tweet feito pelo Ministério de Assuntos Humanitários do país no último domingo (16).

Em sua declaração, o ministério disse que mais de 2 milhões de pessoas já foram atingidas pelas inundações que afetaram partes do sul do país após uma estação extremamente chuvosa.

Cerca de 200.000 residências foram danificadas de maneira parcial ou completa, completou o ministério.

Nos primeiros dias de outubro, a Agência Nacional de Gerenciamento de Emergências da Nigéria (Nema, na sigla em inglês) iniciou diversos alertas sobre inundações de proporções catastróficas para regiões localizadas em torno dos cursos dos rios Níger e Benue, ressaltando que três dos reservatórios superlotados do país provavelmente iriam transbordar.


                         

     Mais de 2 milhões de pessoas já foram afetadas pelas inundações (Foto:Reprodução/Vatican News)


Em comunicado a Nema afirmou que a liberação de grande quantidade de água de uma barragem em Camarões — país que faz fronteira com a Nigéria — teve uma parcela de culpa para ocorrerem as inundações.

Mesmo que diversas regiões da Nigéria tenham maior probabilidade de sofrerem com inundações anuais, as mesmas foram muito mais graves em áreas específicas do que as últimas grandes inundações ocorridas em 2012, afirmou a CNN um funcionário da Cruz Vermelha do país. 

Em declaração, Sadiya Umar Farouq, ministra de Assuntos Humanitários da Nigéria, alertou no último final de semana que provavelmente novas inundações aconteceram, indicando que os governos regionais devem começar a se prepararem.

” Pedimos aos respectivos Governos Estaduais, Conselhos de Governo Locais e Comunidades que se preparem para mais inundações, evacuando as pessoas que vivem em planícies de inundação para terrenos altos, fornecendo tendas e suprimentos médicos para um possível surto de doenças transmitidas através da água”. disse o Ministério de Assuntos Humanitários em seu Twitter no último domingo.


                         

  Novas inundações são previstas (Foto:Reprodução/R7)


A Nigéria deve implementar nos próximos dias seu Plano Nacional de Preparação e Resposta a Emergências de Inundações, que tem como objetivo a melhora da coordenação dos esforços a respeito das inundações.” O socorro foi para todos os esgotados da federação[...] muitos governos estaduais não se prepararam para as enchentes”. disse o ministério. 

Visitas serão realizadas por uma delegação iniciada pelo ministério, serão feitas a governadores estaduais de todo o país, com o intuito de sugerirem o fortalecimento dos mecanismos estaduais.

Foto Destaque: Inundações atingem população nigeriana. Reprodução: Observador.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo