Tech

Inteligência Artificial está sendo usada para prevenir falta de suprimentos

Após crise com Brexit e Guerra na Ucrânia, mercado de inteligência artificial é promessa no setor de logística

04 Mai 2022 - 22h00 | Atualizado em 04 Mai 2022 - 22h00
Inteligência Artificial está sendo usada para prevenir falta de suprimentos Lorena Bueri

Em meio de crises, guerra na Ucrânia e a pandemia do COVID-19, as cadeias de suprimento globais foram extremamente abaladas nos últimos dois anos. Porém, ao observar a necessidade por um sistema moderno que possa sustendar a demanda do mercado fincanceiro, cada vez mais startups estão investindo no negócio multimilionário de inteligência artificial para criar soluções de problemas logísticos. 

Empresas como Interos, Fero Labs, KlearNow apostaram em novos negócios e passaram a utilizar inteligência artificial e outras ferramentas do mesmo meio tecnológico com o intuíto de acelerar negocioações com fornecedores, monitorar a disponibilidade de matéria-prima e lidar com o sistema burocrático. 


Canal de Suez foi outro evento que chocou o mercado mundial. Foto: Maxar Technologies


O mercado de novos serviços de tecnologia centrados em  suprimentos pode ser avaliado em mais de US$ 20 bilhões, cerca de 100 bilhões de reais, por ano nos próximos cinco anos, disseram analistas à Forbes Reuters. Até 2025, é previsto que mais de 80% dos novos aplicativos da cadeia de suprimentos sejam programados por inteligência artificial, de acordo com a empresa de pesquisa Gartner.

Grandes nomes no negócio já relatam como estão enfrentando o crescimento repentino: Elena Ostrerova, gerente de compras da companhia EED, destaca que sua empresa continua tendo uma taxa anual de crescimento de 40% depois que o Brexit passou a entrar em vigor na Inglaterra em 2020, já que concorrentes desistiram de enfrentar os novos trâmites da União Europeia.

Todas as empresas citadas citam crescimento nos últimos anos. As atividades das startups podem variar de acordo com seu foco, mas em geral se trata de alertar os clientes sobre qualquer evento que possa causar uma interrupção na cadeia de suprimentos aconteça, mudanças de fornecedores que possam alterar o resultado final do produto e negociações burocráticas para a importação e exportação de produtos.

 

 

Foto destaque: MF3d/iStock

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo