Tech

Inteligência Artificial cria "vida social" com fotos que simulam festas reais

As imagens são criadas a partir de descrições textuais. Os usuários devem digitar algumas palavras-chave, do que desejam e por meio delas a IA gera as fotos.

19 Jan 2022 - 17h30 | Atualizado em 19 Jan 2022 - 17h30
Inteligência Artificial cria 'vida social' com fotos que simulam festas reais Lorena Bueri

Nos últimos anos as ferramentas de Inteligências Artificiais que geram imagens estão cada vez mais populares.

 Um desses novos recursos, que já está em ação esse ano, promete criar uma "vida social", por meio de imagens que simulam uma festa.

A mente por trás da nova tendência é de Miles Zim, usuário do Twitter, ele criou uma coleção de imagens, utilizando o sistema IA Midjourne. A ferramenta gera o ambiente da festa e cria imagens de pessoas sorrindo, interagindo e brincando entre si. 

As imagens são criadas a partir de descrições textuais. Os usuários devem digitar algumas palavras-chave, do que desejam e por meio delas a IA gera as fotos.

Segundo Miles, ele teve dificuldade com perfil tendencioso da IA. "Eu tive que ser específico para conseguir pessoas com aparência masculina, e mesmo assim a variação é um desafio. Outro detalhe é que, definitivamente, o padrão da IA é de pessoas brancas". 


Ferramenta IA Midjourne cria 'vida social' com imagens que reproduzem festas e pessoas que, na verdade, não existem — Foto: Reprodução/Twitter


Além disso, embora as imagens sejam bem realistas, há alguns traços desproporcionais, como número de dedos e dentes, como ressalta o jornal britânico Daily Mail.

A IA Midjourne também pode ser usada para criar obras de art, que têm aparência de designer gráfico.

Outos casos que geraram repercussão:

Na california, três artistas abriram uma ação contra as empresas geradoras das IAs Stability AIMidjourney e DevianArt. Eles alegam que há uma violeção dos seus direitos autorais, já que, segundo os artistas Sarah Andersen, Kelly McKernan e Karla Ortiz, as imagens de suas obras são usadas sem consentimento. Os geradores de arte teriam infringido o direito de artistas ao usar o Stable Diffusion, uma ferramenta de colagem que une obras protegidas por direitos autorais.

A Stable Diffusion contém cópias não autorizadas de milhões – e possivelmente bilhões – de imagens protegidas por direitos autorais. Essas cópias foram feitas sem o conhecimento ou consentimento dos artistas” diz  Butterick.

 

Foto de destaque: Imagens criadas pela IA Midjourne / Reprodução/Twitter

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo