Notícias

Institutos explicam como são feitas as pesquisas eleitorais

 Números obtidos em uma pesquisa de intenção de voto são resultantes de métodos estabelecidos pela ciência estatística. Esses institutos levam em consideração vários critérios.

06 Out 2022 - 09h27 | Atualizado em 06 Out 2022 - 09h27
Institutos explicam como são feitas as pesquisas eleitorais  Lorena Bueri

 Números obtidos em uma pesquisa de intenção de voto são resultantes de métodos estabelecidos pela ciência estatística. Esses institutos levam em consideração uma série de critérios para garantir que o retrato daquele momento do processo eleitoral seja o mais fiel possível.

Normalmente a entrevistadora fala: "Oi, boa tarde, senhora. Eu sou entrevistadora do Ipec e estou realizando uma pesquisa de opinião na região. Posso contar com a sua opinião numa pesquisa?"

Já a entrevista nas ruas é a etapa final de um trabalho que começa a ser construído muito antes. Uma pesquisa de opinião deve obedecer critérios científicos, seguindo conceitos que vêm da matemática e também da estatística.

O primeiro passo é definir o objetivo do levantamento. As pesquisas feitas durante as eleições, por exemplo, buscam identificar a intenção de voto da população naquele exato momento em que os entrevistados são ouvidos. 

Os institutos ainda afirmam que os pesquisadores definem o que chamam de amostra, ou seja, são perfis das pessoas a serem entrevistadas. O objetivo é que esse grupo represente a diversidade e a distribuição do eleitorado no país.


 

Margem de erro, o conceito das pesquisas eleitorais. (foto/reprodução: InfoMoney)


Márcia Cavallari, A diretora do Ipec, explica que informações como faixa etária, renda e escolaridade são extraídas da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, segundo ela, as perguntas e os critérios de entrevista também seguem regras para evitar um direcionamento para um determinado candidato.

“Toda pesquisa de opinião é baseada na teoria estatística. É o conceito de que você vai tirar uma amostra representativa da sua população que você quer pesquisar. Então, no nosso caso, o conjunto total de eleitores, de maneira que você tenha ali nessa tua amostra a representação de todos os segmentos demográficos, da distribuição geográfica desse conjunto de eleitores. Então, você tem ali o retratinho fiel na sua amostra da população que você quer pesquisar. E para você fazer isso você tem toda uma teoria estatística, em que você se baseia para a construção de suas amostras”, diz Márcia Cavallari.

Os números das pesquisas podem apresentar divergências em relação aos resultados das urnas, esmo seguindo padrões rigorosos,  os especialistas afirmam que isso não quer dizer que os institutos tenham errado.

 

Foto destaque: Pesquisa eleitoral, eleições 2022. (foto/reprodução: CBN Recife)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo