Saúde

Insônia: entenda causas, sintomas e como diminuir os efeitos da condição

A insônia é um distúrbio do sono que afeta regularmente milhões de pessoas em todo o mundo. A condição atrapalha o início ou a continuidade do tempo de dormir e é prejudicial à saúde.

28 Jul 2022 - 15h03 | Atualizado em 28 Jul 2022 - 15h03
Insônia: entenda causas, sintomas e como diminuir os efeitos da condição Lorena Bueri

A insônia é um distúrbio comum do sono que pode dificultar o adormecimento, dificultar o sono ou fazer com que se acorde muito cedo e não consiga voltar a dormir. A pessoa ainda pode sentir-se cansada quando acordar. A insônia pode consumir não apenas o nível de energia e humor, mas também a saúde, o desempenho no trabalho e a qualidade de vida.

A quantidade de sono suficiente varia de pessoa para pessoa, mas a maioria dos adultos precisa de sete a oito horas por noite. Em algum momento, muitos experimentam insônia de curto prazo (aguda), que dura dias ou semanas. Geralmente é o resultado de estresse ou um evento traumático.

No entanto, algumas pessoas têm insônia (crônica) de longo prazo que dura um mês ou mais. Ela pode ser o principal problema, ou pode estar associada a outras condições médicas ou medicamentos, e mudanças simples nos hábitos diários podem ajudar a melhorar essa condição.

As causas comuns do problema incluem: estresse (preocupações com o trabalho, a escola, a saúde, as finanças ou a família); deslocamentos ou horários de trabalho; maus hábitos de sono (esses incluem um horário irregular para dormir, sestas, atividades estimulantes antes de dormir, um ambiente de sono desconfortável); comer demasiado tarde da noite.

Além dessas, são outras causas de insônia: transtornos de saúde mental (transtornos de ansiedade, como estresse pós-traumático); medicamentos (muitos medicamentos prescritos podem interferir no sono, como certos antidepressivos e remédios para asma ou pressão arterial); condições médicas (essas incluem dor crônica, câncer, diabetes, doenças cardíacas, asma); cafeína, nicotina e álcool.


Uso exagerado do celular pode afetar o sono. (Foto/Reprodução/iStock)


Os sintomas de insônia podem incluir: dificuldade em adormecer à noite; acordar durante a noite; acordar cedo demais; não se sentir bem descansado após uma noite de sono; cansaço ou sonolência diurna; irritabilidade, depressão ou ansiedade; dificuldade em prestar atenção, focar em tarefas ou lembrar; aumento de erros ou acidentes; preocupações contínuas com o sono.

O sono é tão importante para a saúde quanto uma dieta saudável e atividade física regular. Seja qual for a razão para a perda de sono, a insônia pode afetar mental e fisicamente. Pessoas com a condição relatam uma menor qualidade de vida em comparação com pessoas que estão dormindo bem.

As complicações da insônia podem incluir: menor desempenho no trabalho ou na escola; menor tempo de reação durante a condução e maior risco de acidentes; transtornos de saúde mental, como depressão, transtorno de ansiedade ou abuso de substâncias; maior risco e gravidade de doenças ou condições de longo prazo, tais como a hipertensão e a doença cardíaca.

Se a pessoa está sofrendo de insônia, o ideal é não hesitar em entrar em contato com um médico para obter ajuda. Ele pode oferecer dicas para gerenciar problemas que interferem no sono. Muitas pessoas com a condição descansam melhor depois de mudar sua dieta, estilo de vida e rotinas noturnas. Além disso, o médico pode recomendar remédios ou terapia cognitivo-comportamental a fim de solucionar ou diminuir os efeitos do problema.

Foto destaque: A insônia é comum em pessoas adultas e afeta negativamente o sono. Reprodução/Square Space

VEJA TAMBÉM

Viih tube e Eliezer mostram em suas redes sociais detalhes da festa de Lua Lorena Bueri

Viih tube e Eliezer mostram em suas redes sociais detalhes da festa de Lua

Viih tube e Eliezer começam nesta sexta feira (12), o primeiro dia da comemoração de um ano de Lua, e postam todos os detalhes das festas em suas redes sociais
Vinicius Junior recebe elogios de Ancelotti por aceitar trocar de posição contra o City Lorena Bueri

Vinicius Junior recebe elogios de Ancelotti por aceitar trocar de posição contra o City

O treinador disse que Vini compreendeu a necessidade de trocar de posição com Rodrygo e jogar mais centralizado na partida contra o Manchester City pela Champions League
Jogador do Al-Ittihad é agredido por torcedor após derrota para Al-Hilal Lorena Bueri

Jogador do Al-Ittihad é agredido por torcedor após derrota para Al-Hilal

Na final da Supercopa Saudita, o jogador Abderrazak Hamdallah, do Al-Ittihad, foi agredido por um torcedor do Al-Hilal após uma discussão. O incidente ocorreu quando Hamdallah deixava o campo após marcar o único gol de sua equipe.
'Sumiu, desapareceu', diz Jade Picon sobre ter perdido memórias de sua infância Lorena Bueri

"Sumiu, desapareceu", diz Jade Picon sobre ter perdido memórias de sua infância

A influenciadora Jade Picon desabafou com seus seguidores no Instagram, afirmando que recentemente perdeu um álbum cheio de fotos de quando era modelo infantil
Pesquisa brasileira mostra que má alimentação entre os jovens está ligada ao excesso de telas  Lorena Bueri

Pesquisa brasileira mostra que má alimentação entre os jovens está ligada ao excesso de telas 

1,2 mil adolescentes foram avaliados, através de uma pesquisa, em escolas publicas de Curitiba para ver quanto tempo elas passavam conectadas às telas
Silvério celebra 10 anos com desfile de noivas fora do tradicional Lorena Bueri

Silvério celebra 10 anos com desfile de noivas fora do tradicional

O estilista Rafael Silvério seguiu uma direção diferente para a nova coleção de sua marca, apostando na moda nupcial com influências do estilo streetwear
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo