Saúde

Insônia: entenda causas, sintomas e como diminuir os efeitos da condição

A insônia é um distúrbio do sono que afeta regularmente milhões de pessoas em todo o mundo. A condição atrapalha o início ou a continuidade do tempo de dormir e é prejudicial à saúde.

28 Jul 2022 - 15h03 | Atualizado em 28 Jul 2022 - 15h03
Insônia: entenda causas, sintomas e como diminuir os efeitos da condição Lorena Bueri

A insônia é um distúrbio comum do sono que pode dificultar o adormecimento, dificultar o sono ou fazer com que se acorde muito cedo e não consiga voltar a dormir. A pessoa ainda pode sentir-se cansada quando acordar. A insônia pode consumir não apenas o nível de energia e humor, mas também a saúde, o desempenho no trabalho e a qualidade de vida.

A quantidade de sono suficiente varia de pessoa para pessoa, mas a maioria dos adultos precisa de sete a oito horas por noite. Em algum momento, muitos experimentam insônia de curto prazo (aguda), que dura dias ou semanas. Geralmente é o resultado de estresse ou um evento traumático.

No entanto, algumas pessoas têm insônia (crônica) de longo prazo que dura um mês ou mais. Ela pode ser o principal problema, ou pode estar associada a outras condições médicas ou medicamentos, e mudanças simples nos hábitos diários podem ajudar a melhorar essa condição.

As causas comuns do problema incluem: estresse (preocupações com o trabalho, a escola, a saúde, as finanças ou a família); deslocamentos ou horários de trabalho; maus hábitos de sono (esses incluem um horário irregular para dormir, sestas, atividades estimulantes antes de dormir, um ambiente de sono desconfortável); comer demasiado tarde da noite.

Além dessas, são outras causas de insônia: transtornos de saúde mental (transtornos de ansiedade, como estresse pós-traumático); medicamentos (muitos medicamentos prescritos podem interferir no sono, como certos antidepressivos e remédios para asma ou pressão arterial); condições médicas (essas incluem dor crônica, câncer, diabetes, doenças cardíacas, asma); cafeína, nicotina e álcool.


Uso exagerado do celular pode afetar o sono. (Foto/Reprodução/iStock)


Os sintomas de insônia podem incluir: dificuldade em adormecer à noite; acordar durante a noite; acordar cedo demais; não se sentir bem descansado após uma noite de sono; cansaço ou sonolência diurna; irritabilidade, depressão ou ansiedade; dificuldade em prestar atenção, focar em tarefas ou lembrar; aumento de erros ou acidentes; preocupações contínuas com o sono.

O sono é tão importante para a saúde quanto uma dieta saudável e atividade física regular. Seja qual for a razão para a perda de sono, a insônia pode afetar mental e fisicamente. Pessoas com a condição relatam uma menor qualidade de vida em comparação com pessoas que estão dormindo bem.

As complicações da insônia podem incluir: menor desempenho no trabalho ou na escola; menor tempo de reação durante a condução e maior risco de acidentes; transtornos de saúde mental, como depressão, transtorno de ansiedade ou abuso de substâncias; maior risco e gravidade de doenças ou condições de longo prazo, tais como a hipertensão e a doença cardíaca.

Se a pessoa está sofrendo de insônia, o ideal é não hesitar em entrar em contato com um médico para obter ajuda. Ele pode oferecer dicas para gerenciar problemas que interferem no sono. Muitas pessoas com a condição descansam melhor depois de mudar sua dieta, estilo de vida e rotinas noturnas. Além disso, o médico pode recomendar remédios ou terapia cognitivo-comportamental a fim de solucionar ou diminuir os efeitos do problema.

Foto destaque: A insônia é comum em pessoas adultas e afeta negativamente o sono. Reprodução/Square Space

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo