Notícias

Inquérito Sobre morte das girafas importadas ao Brasil segue em aberto

19 Ago 2022 - 22h16 | Atualizado em 19 Ago 2022 - 22h16
Inquérito Sobre morte das girafas importadas ao Brasil segue em aberto Lorena Bueri

Em novembro de 2021 18 girafas chegaram ao Brasil, originárias da África do Sul, permanecendo presas em um Hotel Resort Safari Portobello pertencente ao Grupo Cataratas, em Mangaratiba (RJ). 6 desses animais fugiram do cercado e 3 morreram após a fuga, causando indagações sobre as condições de cativeiro em que viviam. O Ministério Público abriu inquérito para investigar se ocorriam maus tratos, e se o espaço reservado a eles era adequado.

Foi emitida uma ordem judicial para transferência das girafas para um local mais adequado, no entanto o documento foi suspenso.

A importação dos animais foi autorizada pelo órgão competente, o IBAMA, no entanto a área reservada para eles não era ideal, pois o espaço era muito limitado e eles viviam em liberdade antes de serem trazidos ao Brasil. Após notificações e multas aplicadas, o local foi adequado para abrigá-los, mas investigações apontavam haver substâncias que indicavam estresse extremo nos animais que morreram.

Ambientalistas estão preocupados com as girafas, que deveriam ser removidas para áreas de natureza considerados mais adequados. A permanência deles em locais inapropriados pode contribuir para mais mortes.

Investigações realizadas pelo MPF mostraram que as ‘gigantes’ estão sendo bem cuidadas, sem indícios de maus tratos, e elas devem permanecer sob os cuidados dos réus até sua remoção para um santuário brasileiro, uma vez que é inviável o retorno delas ao seu local de origem. Uma investigação em curso visa a anulação de importação de animais silvestres exóticos pelo parque, mas deveria servir não só para ele como para todo o território nacional.

Retirar animais de seu habitat natural para exposição, exibição a turistas deveria ser crime, pois os prejuízos para os bichos são enormes. Não tem como reverter o óbito dessas 3 girafas, que nada fizeram para o ser humano, e foram submetidas a condições deploráveis, obrigadas a viver em baias muito pequenas,

A Polícia Federal ainda realiza inquérito para apuração dos fatos afim de responsabilizar todos os envolvidos.

Foto: reprodução petição Ampara Silvestre

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo