Saúde

Inglaterra registra transmissão comunitária da varíola dos macacos

Em meio a transmissão comunitária da varíola dos macacos, Inglaterra se prepara para comemorar nos próximos dias os 70 anos de reinado da rainha Elizabeth II.

01 Jun 2022 - 21h00 | Atualizado em 01 Jun 2022 - 21h00
Inglaterra registra transmissão comunitária da varíola dos macacos Lorena Bueri

A varíola dos macacos parece estar sendo transmitida de forma comunitária na Inglaterra, foi o que a Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido (UKHSA, na sigla em inglês) anunciou nesta quarta-feira (1). A informação traz preocupação aos especialistas, que temem um surto da doença nos próximos dias devido as celebrações do Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II. Milhares de pessoas devem comparecer as festividades, marcadas por paradas, shows e outras celebrações.

A transmissão comunitária de uma doença acontece quando há ocorrência de casos não vinculados a um caso confirmado, em área definida, impossibilitando o rastreamento da origem da infecção. Nesse caso o vírus circula entre as pessoas, independente de terem viajado ao exterior ou não.

Felizmente, ao contrário da varíola humana, que já foi erradica, a varíola dos macacos é geralmente leve. Ela é endêmica nas regiões ocidental e central da África, e transmitida através do contato próximo, causando febre, dor de cabeça, fadiga, dores musculares e lesões cutâneas. O período de incubação do vírus é de 6 a 13 dias, podendo variar também de 5 até 21 dias. Até o início do mês de maio, eram raros os casos confirmados fora do continente africano.

“O surto atual é a primeira vez que o vírus foi transmitido de pessoa para pessoa na Inglaterra, onde não foram identificadas ligações de viagem para um país endêmico”, afirmou a agência de saúde britânica.

Em todo o país a capital, Londres, registrou o maior número de casos confirmados, 132 até o momento. É também em Londres que grande parte dos eventos em comemoração aos 70 anos da Rainha Elizabeth II no trono da Inglaterra irá acontecer, entre os dias 2 e 5 desse mês.


Comemorações pelos 70 anos de reinado de Elizabeth II acontecem entre 2 e 5 de junho. (Foto: Reprodução/ANSA)


O Jubileu de Platina da Rainha, marca jamais alcançada por nenhum outro monarca inglês, será marcado por paradas e um show em frente ao palácio de Buckingham. Intitulado “Party at the Palace” (festa no palácio, em português), o evento contará com a presença de vários artistas, como Elton John e Diana Ross, e um público de pelo menos 17.500 pessoas. Além das comemorações públicas, a população também foi incentivada a realizar comemorações próprias, com seus vizinhos, amigos e familiares.

Segundo especialistas as aglomerações durante as festividades do jubileu podem ser um fator de risco para a transmissão da doença no país. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS), relatou nesta segunda-feira (30), não acreditar que o surto da varíola dos macacos fora do continente africano possa levar a uma nova pandemia. Até o momento a OMS recebeu relatos de mais de 550 casos confirmados da doença em pelos menos 30 países fora da África.

 

Foto Destaque: Lesões na pele. Reprodução/iStock.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo