Money

Inflação nos EUA durará anos, diz bilionário

O bilionário Thomas Peterffy, fundador e presidente da Interative Brokers -plataforma de negociação online-, diz que os investidores precisam se acostumar com esse cenário.

16 Jul 2022 - 12h00 | Atualizado em 16 Jul 2022 - 12h00
Inflação nos EUA durará anos, diz bilionário  Lorena Bueri

Na última quarta-feira (13), os Estados Unidos relataram inflação ao consumidor de 9,1% no ano até junho. Esse número, um recorde de quatro décadas, abalou os mercados à medida que os índices de ações afundavam. De acordo com o bilionário Thomas Peterffy, fundador e presidente da Interative Brokers -plataforma de negociação online-, os investidores precisam se acostumar com esse cenário.

“Acredito que as pressões inflacionárias continuarão por anos, não meses”, disse Peterffy em entrevista à Forbes USA, por bate-papo em vídeo, ligando de sua casa em Palm Beach, Flórida. “Esta não é uma questão de curto prazo.”

Segundo Thomas, que ocupou a 65º posição entre os homens mais ricos do mundo na lista de bilionários da Forbes de 2021, há várias razões que reforçam que a inflação pode durar anos: décadas de déficit crônico nos Estados Unidos, interrupção contínua nas cadeias de suprimentos à medida que a globalização se “reverte”, escassez de trabalhadores qualificados e automação crescente, requisitos ambientais, sociais e de governança impostos pelas próprias empresas que “aumentam os custos de produção” e o aumento das taxas de juros, o próprio mecanismo destinado a conter a inflação.


Thomas trabalhou como desenhista de arquitetura e depois se tornou programador de computador. (Foto: Reprodução/Getty Images)


“À medida que o Fed aumenta as taxas de juros, está aumentando o valor que o país deve pagar por sua dívida. Este é um ciclo vicioso que acabará por resultar em dívidas explosivas.”, diz Peterffy.

A maioria dos investidores espera que o Federal Reserve aumente as taxas de juros de referência em pelo menos 75 pontos-base, ou mesmo um ponto percentual, no final de julho. O aumento da taxa de 0,75% no mês passado foi o maior em 28 anos. Peterffy, no entanto, não espera ver uma repetição da década de 1980, quando o presidente do Federal Reserve, Paul Volcker, elevou as taxas de juros para dois dígitos, induzindo uma recessão esmagadora, mas eliminando a inflação.

 

Foto destaque: Peterffy é o maior acionista da Interactive Brokers. Reprodução/Getty Images

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo