A infecção urinária é uma infecção,causada por micro-organismos, comumente associada à bactéria “Escherichia coli” que acomete o sistema urinário, pode ser de diversos tipos: uretrite, afeta a uretra, cistite, afeta a bexiga e pielonefrite, afeta os rins.
Apesar de atingir, homens, mulheres e crianças, a infecção é mais comum em mulheres, segundo estimativas, mais de 50% delas terão pelo menos uma vez na vida infecção no trato urinário, isso se deve à anatomia feminina ser mais propícia à infecção, pois a uretra da mulher é bem mais curta em relação à do homem e também está mais próxima do ânus, o que pode facilitar a entrada de micro-organismos na região.
As causas desse problema são várias, entre elas, destacam-se a infecção hospitalar, atividade sexual, higiene inadequada ou doenças crônicas, como, por exemplo, diabetes.
Mulher com fortes dores decorrentes de infecção urinária (Foto: Reprodução/ Bio em Foco)
No Brasil, cerca de 45% das chamadas infecções relacionadas à saúde correspondem às infecções urinárias, quase em todos os casos da doença é necessário o uso de cateter (equipamento utilizado por 1 em cada 4 pacientes que precisam ser hospitalizados), em casos mais raros, esse tipo de infecção pode até matar, ou evoluir para uma doença renal crônica.
Pessoas diabéticas têm maior risco de contrair infecções urinárias devido às alterações de altas taxas de açúcar no organismo, já nos homens com mais de 50 anos, o aumento da próstata pode gerar uma retenção de urina na bexiga e tornar o paciente mais propício a contrair a doença.
Os principais sintomas da doença são: Queimação ou dor ao urinar, urinar em pouca quantidade, febre, urina escura e com cheiro forte, dores na bexiga, em alguns casos mais graves pode haver sangue na urina.
Para evitar a infecção, é primordial beber bastante água, pois isso ajuda a “filtrar” a bexiga e a uretra, expelindo impurezas com mais facilidade, ter cuidados com higiene no ânus e na vulva (para mulheres), evitar segurar a urina por muito tempo e realizar uma limpeza nas partes íntimas após relações sexuais.
Foto Destaque: Mulher com infecção urinária. Reprodução/ Alergo Life.