Tech

Indústria de videogames assume compromisso para zerar emissão de carbono

O Setor de games plantou mais de 1 milhão de árvores em 2021, o objetivo é zerar as emissões de carbono até o ano de 2030. Aliança com mais de 32 empresas de videogames alcança mais de 1 bilhão de jogadores.

21 Fev 2022 - 10h00 | Atualizado em 21 Fev 2022 - 10h00
Indústria de videogames assume compromisso para zerar emissão de carbono Lorena Bueri

De acordo com o relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), a indústria de jogos plantou mais de 1 milhão de árvores e envolveu temas relacionados ao meio ambiente em mais de 130 milhões de jogadores. O documento mostra o crescimento do setor na carbonização e atvações verdes, além de ações futuras favoráveis a natureza.



controle de video game (Foto:Reprodução/Débora Magri)


A aliança Jogando pelo Planeta tem, até agora, 32 estúdios fazendo parte. De acordo com o Pnuma, 60% dos membros se comprometem a zerar as emissões de carbono até 2030. No ano de 2021, mais 7 parceiros se juntaram ao compromisso, reunindo um grupo que concentra mais de 1 bilhão de jogadores. 

Segundo o Chefe da Juventude, Educação e Advocacia da Pnuma, Sam Baratt, a indústria de videogames é uma nova aliada na corrida por um planeta mais verde. Ele conclui que, embora ainda haja muito a ser feito na área, a iniciativa teve grande avanço mesmo em apenas 2 anos.

O relatório também mostra a nova fase da Aliança nos próximos meses, que fará parte de um guia com orientações para a indústria sobre como reduzir as emissões. O documento nasceu da necessidade por um mecanismo de prestação de contas sobre transparência e progresso. Os membros que não cumprem com o compromisso, serão removidos do grupo.  

Mas não é só sobre a iniciativa, a Pnuma espera criar  novas práticas e aprendizados sobre o meio ambiente através dos jogos. A proposta foi debatida no início de 2020 durante o evento Green Game Jam e reuniu líderes de 11 empresas comprometidas a integrar as ações verdes aos games, incluindo novos mapas, eventos temáticos, storylines e serviçoes de mensagem.  

Já o presidente da empresa Space Ape, John Earner, afirmou que estava cético num primeiro momento sobre a iniciativa, especialmente como realizá-la durante o confinamento social devido à pandemia. Depois de um bom resultado, ele diz que é uma inspiração ver como empresas que competem entre si, cooperarem com um grande projeto.Ela lembra que existem 250 milhões de usuários de videogames no mundo, e espera que eles possam ser inspirados a agir.

Foto Destaque: Gamer. Reprodução: Unsplash/Florian Olivo

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo