Tech

Indústria brasileira de games cresceu 169% em quatro anos, diz pesquisa

Segundo a Pesquisa Nacional da Indústria de Games, o número de estúdios nacionais subiu de 375, em 2019 e para 1009 em 2022. O estudo apresenta, também, dados que colocam o Brasil como um importante hub do setor na América Latina.

11 Jul 2022 - 16h10 | Atualizado em 11 Jul 2022 - 16h10
Indústria brasileira de games cresceu 169% em quatro anos, diz pesquisa Lorena Bueri

Segundo a Pesquisa Nacional da Indústria de Games feita pela Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos, a indústria brasileira de games cresceu 169% em quatro anos. O número de estúdios nacionais subiu de 375, em 2019, para 1.009 em 2022.

De acordo com o presidente da Abragames, Rodrigo Terra, a pesquisa, que foi apresentada durante o BIG Festival, em São Paulo, traz um mapeamento inédito da indústria de desenvolvimento de jogos e apresenta dados que colocam o Brasil como um importante hub do setor na América Latina, além de um “celeiro de talentos” para o mercado global de games eletrônicos. Além disso, Rodrigo afirma que o aumento significativo na quantidade de estúdios, de 2019 para 2022, tem muito a ver com o amadurecimento da indústria.

Segundo a pesquisa, o Sudeste ainda concentra mais da metade dos desenvolvedores (57%) seguido do Sul (21%), Nordeste (14%), Centro-Oeste (6%) e Norte (3%).


A pesquisa foi apresentada durante o BIG Festival, em São Paulo. (Foto: Reprodução/Forbes)


“Temos um cenário cada vez maior e mais rico no Brasil, e o levantamento nos ajuda a compreender quem são esses estúdios, onde estão, o que estão fazendo e o que precisam para se desenvolver. Portanto, é mais uma ferramenta para que a Abragames possa apoiá-los da melhor forma possível a fim de gerar desenvolvimento como empresas, negócios e cases de sucesso”, explica a diretora da Abragames, Eliana Russi.

Estados Unidos e América Latina, que fizeram negócios com 55% e 53% dos estúdios brasileiros, estão entre os principais mercados consumidores das produções brasileiras, segundo o estudo. Em seguida, estão Canadá e Europa Ocidental com 49%, países de língua portuguesa com 41%, Japão com 37% e China com 24%.

 

Foto destaque: Atualmente há 1.009 estúdios de desenvolvimento de jogos no Brasil. Reprodução/Getty Images.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo