Moda

Índice de Transparência da Moda Brasil chega em sua quinta edição

Análise foi realizada em 60 grandes marcas e varejistas do mercado brasileiro. A classificação é dada de acordo com informações disponibilizadas sobre sua política, prática e impactos sociais e ambientais.

30 Nov 2022 - 13h30 | Atualizado em 30 Nov 2022 - 13h30
Índice de Transparência da Moda Brasil chega em sua quinta edição Lorena Bueri

A quinta edição do índice de Transparência da Moda Brasil foi lançada na última quinta-feira (29), pelo instituto Fashion Revolution Brasil, que trabalha em prol de uma indústria da moda que conserve e regenere o meio ambiente, e que valorize as pessoas acima do crescimento e do lucro. A transparência é fundamental para se alcançar uma transformação sistêmica na indústria da moda. Apesar da transparência sustentar a mudança transformadora, grande parte da cadeia de valor da moda permanece opaca, fazendo com que a exploração continue a crescer impunemente. Além disso é importante frisar a distinção entre trasnparência e sustentabilidade: a transparência é o primeiro passo, e necessária, pois sem a mesma é impossível alcançar uma indústria da moda sustentável.

Este ano, a análise da divulgação pública de dados sobre políticas, práticas e impactos sociais e ambientais foram em 60 grandes marcas e varejistas que operam no mercado nacional. A pontuação média foi de 17%, um ponto percentual a menos do que em 2021. Entre as marcas analisadas, a C&A obteve a maior pontuação, com 73%, seguida pela Malwee, 68%, Havaianas, Renner e Youcom, ambas com 57%. Além disso, 22 marcas zeraram suas pontuações: Besni, Brooksfield, Caedu, Carmen Steffens, Cia. Marítima, Colcci, Di Santinni, Fórum, Havan, Klin, Kyly, Leader, Lojas Avenida, Lojas Pompéia, Marisol, Moleca, Netshoes, Nike, Penalty, Sawary, TNG e Trifil. Ao todo, mais da metade das marcas analisadas pontuaram na faixa de 0 a 10%.


Índice de Transparência da Moda Brasil chega em sua quinta edição (Foto:Reprodução/Pinterest)


O que os números significam?

A metodologia busca análise de informações públicas à partir de mais de 200 indicadores, cobrindo tópicos relacionados às práticas de compra, igualdade de gênero e racial, salário justo para viver, circularidade, rastreabilidade da cadeia de fornecimento, clima e biodiversidade, iniciativas de governança, dentre outras. Em relação às empresas que tiveram pontuação igual a zero, significa que não houve nenhuma divulgação publicamente ou informações sobre tais indicadores. Já as empresas com pontuações baixas, realizaram pouca divulgação, pontuando apenas em seções específicas, mostrando pouco compromisso sistêmico com a transparência do negócio.

Ainda assim, ao longo de cinco edições, o índice gerou resultados positivos, mostrando porque a transparência é essencial. “Ele trouxe luz a essas questões da indústria da moda”, avalia Isabella Luglio, coordenadora do projeto no Brasil. “Apesar de a média geral não ter aumentado neste ano, as marcas que estavam incluídas desde o começo (as 20 analisadas na primeira edição do relatório no ano de 2018), mostram claramente uma evolução. Isso evidencia que, uma vez que elas são avaliadas pelo Índice, começam a divulgar mais informações, criar comitês internos e equipes e relatórios anuais de sustentabilidade.” A coordenadora reconhece os avanços, porém, ainda diz se preocupar em ver grande parte das empresas analisadas com pontuação entre 10% a 0%. “Não podemos mais viver nessa indústria tão obscura, ainda mais com a emergência climática, desigualdades sociais, Brasil no mapa da fome… Acredito que, com tantos problemas, não é mais possível seguir assim”. Completa Isabella.


Índice de Transparência da Moda Brasil chega em sua quinta edição (Foto:Reprodução/Pinterest)


Principais descobertas

SegundO o Índice, apenas 1/3 das marcas publicam a pegada de carbono de suas instalações e divulga informações sobre seus fornecedores diretos, classificados como instalações de corte, costura, acabamento, montagem, produto acabado e embalagem. Apesar da urgência da crise climática, somente 13% das marcas divulgam uma meta de descarbonização, que seja verificada pela Science-Based Targets Initiative e que abranja toda a sua cadeia de fornecimento.

Mesmo com os recordes de desmatamento registrados no Brasil, nenhuma marca divulga compromissos de desmatamento zero. Apenas 10% das marcas publicam os resultados dos testes de efluentes de seus fornecedores, apesar dos impactos da indústria têxtil na poluição das águas.

90% das empresas não divulgam resultados de testes de efluentes de seus fornecedores, evidenciando sua transparência sobre a quantidade de roupas que produzem e sobre o volume de resíduos gerados por seus processos produtivos.

7% das marcas divulgam o valor gasto em responsabilidade corporativa e sustentabilidade.

13% das marcas divulgam uma política sobre direitos relacionados à maternidade e licença-parental para seus fornecedores. A indústria da moda continua dependente da mão de obra feminina, mas grande parte das marcas (90%), não divulga dados sobre violações trabalhistas contra mulheres nas instalações dos fornecedores.

As marcas são pouco transparentes sobre indicadores de igualdade racial, e evidências apontam que grande parte delas ainda está no início de suas jornadas de enfrentamento ao racismo em suas operações.

97% das marcas não divulgam o percentual acima do salário mínimo que os trabalhadores recebem em sua cadeia de fornecimento.

93% das marcas não divulgam o número de trabalhadores afetados pelo pagamento de taxas de recrutamento.

O trabalho escravo contemporâneo ainda acontece na indústria da moda, mas há pouca transparência das marcas sobre essa temática. Apesar de o trabalho escravo ter sido erradicado formalmente no território brasileiro há mais de 130 anos, na prática, infelizmente, ele ainda é recorrente. Grande parte das marcas ainda não divulga nenhuma informação sobre seus processos de devida diligência em direitos humanos e meio ambiente.

Para mais informações e detalhes dos índices, acesse: https://issuu.com/fashionrevolution/docs/fr_indicedetranparenciadamodabrasil_2022

Foto Desataque: Ilustração:Reprodução/Pinterest

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo