Bem Estar

Inchaços nas pernas podem indicar problemas cardíacas

A insuficiência cardíaca caracteriza pelo enfraquecimento do músculo cardíaco e dificuldade de bombeamento do sangue. O acompanhamento médico é primordial para um diagnóstico real.

27 Fev 2022 - 13h50 | Atualizado em 27 Fev 2022 - 13h50
Inchaços nas pernas podem indicar problemas cardíacas Lorena Bueri

É normal que haja um inchaço no corpo quando batemos em algum lugar ou quando torcemos o tornozelo. Isso acontece, pois as veias sanguíneas do local dilatam para aumentar o fluxo de sangue até que o próprio corpo repare a área danificada, por isso notamos o aumento do tamanho. Sensações como aperto, faltar de ar e dores do local podem ser percebidas, no entanto a pessoa não sabe exatamente o que é.

Fique atento, porque se não desinchar em poucos dias pode ser sintomas de outras complicações, como fígado, rins e no sistema cardiovascular, especialmente a insuficiente cardíaca.

A insuficiente cardíaca é uma doença crônica. A causa mais comum é a redução ou fechamento total das veias devido às placas de gordura que bloqueiam as artérias coronárias, faltando irrigação aos órgãos; conhecida como doença arterial coronariana (DAC). O agravamento do quadro da DAC é o infarto agudo do miocárdio.


A insuficiência cardíaca é considerada a etapa final de todos os problemas do coração (Foto: Reprodução/ iStock/Getty Images )


Outras condições podem causar a insuficiência como, pressão arterial descontrolado, inflamação do músculo cardíaco, danos, disfunções nos ventrículos, alterações congênitas, doença de Chargas, entre outros. Além do coração, outros órgãos podem sofrer complicações, desdobramentos da insuficiência, como uma embolia pulmonar no pulmão por exemplo.

Edemas nas pernas, tornozelos e pés, sem razão previa, podem indicar complicações do fígado e do baço. Preste atenção pela forma como o inchaço se apresenta, apenas de um lado ou nos dois. Caso surja em uma perna só, é indício de má circulação venosa, ou seja, o sangue que está voltando ao coração cheio de dióxido de carbono. Se o inchaço aparecer nas duas pernas, será preciso acompanhamento profissional, pois a dinâmica do coração pode estar comprometida.

Sensação de dor, queimação, cansaço e coceira também são indícios de alteração na circulação dos membros inferiores juntamente com a mudança de cor, inicialmente avermelhadas que, com agravamento do quadro, passa-se a roxear.

Diabéticos e fumantes devem ter atenção redobrada as alterações dos membros inferiores. A recomendação é: evite ficar sentado por longos períodos, lembre-se de levantar de tempos em tempos e, sempre que possível, faça atividades físicas como caminhar ou subir escadas.

Importante, sempre consulte seu médico de confiança para transcrever o tratamento necessário. Não se automedique.

 

Foto Destaque: Inchaços pelo corpo podem ser indícios de problemas cardíacos. Reprodução/ Medical News Today

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo