Notícias

Incentivo de Trump de ataque ao Capitólio gera investigação do comitê especial

Comitê especial investiga atos ilegais do ex-presidente Donald Trump após o seu incentivo de ataque ao Capitólio em janeiro de 2021, o que gerou uma invasão agressiva.

10 Jun 2022 - 09h24 | Atualizado em 10 Jun 2022 - 09h24
Incentivo de Trump de ataque ao Capitólio gera investigação do comitê especial Lorena Bueri

Nessa quinta-feira (9), foi divulgado que Donald Trump, ex-presidente norte americano, estava orquestrando “tentativa de golpe” após sua reeleição ter sido um fracasso devido a eleição do atual presidente Joe Biden.

A iniciativa de Trump tinha como propósito a sua permanência no poder, revertendo as eleições de 2020. Segundo Bennie Thompson, presidente democrata do comitê especial, a invasão ao Capitólio se deu por iniciativa do ex presidente. Na reunião houveram depoimentos, de alguns antigos aliados de Trump, uma audiência sigilosa, feita com Bill Bar, ex-procurador e, Jared Kushner, principal conselheiro. Também houve divulgação de imagens de segurança, mostrando ato violento que gerou 5 mortos.

Em oposição as denúncias, Donald Trump diz que é um movimento para que os Estados Unidos volte a ser uma nação grande, afinal, ele relata que a última eleição foi fraudada e roubada. Mencionou que a investigação sendo feita conta suas possíveis ilegalidades, é na verdade, uma caça às bruxas e que o ataque foi o maior movimento da história dos EUA.


Apoiadores de Trump invadindo ao Capitólio. (Foto: Reprodução/CNN)


Para as audiências, serão 6 etapas, todas ministradas com provas para o debate: contendo textos, fotografias e vídeos. Haverá 1000 testemunhas selecionadas, para analisarem as ilegalidades, além de questionares momento importunos, como a lacuna telefônica provinda de Trump no dia do ataque. O ataque ao congresso gerou uma onda de destruição no local, com a quebra de diversos objetos e ameaças de morte, os invasores estavam armados de sprays químicos e barras de ferro.

A invasão que ocorreu no dia 6 de janeiro de 2021, foi tomada de violência, sendo orquestrada por apoiadores do ex-presidente. Segundo o departamento de Justiças dos Estados Unidos, houveram três óbitos, sendo de dois policiais e três manifestantes, além da prisão de mais de 725 pessoas ao longo de quase todos os 50 estados, com indiciação de agressão, impedimento de aplicação a lei e outros crimes graves. Alguns invasores se confessaram culpados.

 

Foto destaque: Donald Trump, ex presidente. Reprodução/Metrópoles

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo