Notícias

Incêndios florestais no Chile deixam mais de 20 mortos

Vinte e três pessoas morreram em dezenas de incêndios florestais no centro-sul do Chile,atingido por uma onda de calor intensa, segundo relatório apresentado neste sábado por autoridades.

05 Fev 2023 - 17h42 | Atualizado em 05 Fev 2023 - 17h42
Incêndios florestais no Chile deixam mais de 20 mortos Lorena Bueri

Vinte e três pessoas morreram em dezenas de incêndios florestais no centro-sul do Chile, atingido por uma onda de calor intensa, segundo relatório apresentado neste sábado (4) por autoridades. Um relatório oficial emitido no fim do dia aponta que também há 979 feridos, 16 deles em estado grave. Dez pessoas estavam desaparecidas.

 Carolina Tohá, A ministra do Interior, informou que, dos 251 incêndios ativos hoje, 76 tiveram início na véspera. Diante da situação que está fora de controle, o governo do presidente Gabriel Boric decretou estado de catástrofe constitucional na região de La Araucanía, que se soma às de Ñuble e Biobio.

A declaração de catástrofe permite recursos adicionais para controlar a emergência, restringir a circulação de pessoas e usar as forças militares para conter o desastre.


                                             Mulher chorando diante de sua casa destruída pelo fogo no Chile. (Foto/Reprodução: G1)


"Acabo de conversar com o presidente Alberto Fernández para coordenar e agradecer o apoio da Argentina no combate aos incêndios. Além de brigadistas, receberemos maquinário. Estamos gerenciando apoio de diferentes países para enfrentar a emergência", publicou Boric no Twitter.

"Estamos nos tornando um dos territórios mais vulneráveis a incêndios, devido, principalmente, à evolução das mudanças climáticas em nosso território. Isso faz com que o que parecia uma situação extrema três anos atrás seja superado ano após ano", ressaltou. "Foi queimado em uma semana no Chile o que era queimado em um ano inteiro."

Segundo a ministra Carolina Tohá, o governo do Chile coordena ajuda com Brasil, Uruguai, México e Espanha. Os incêndios ocorrem em meio a uma onda de calor extremo, o que faz com que as autoridades temam um desastre como o do começo de 2017, quando um grande incêndio florestal deixou 11 mortos, cerca de 6 mil vítimas, destruiu mais de 1.500 casas e afetou 467 mil hectares de terra. Assim como naquele ano, os focos de incêndio começaram em áreas agrícolas e florestas, e avançaram até ameaçar e afetar zonas povoadas.

 

Foto Destaque: Incêndios Florestais no centro sul do Chile. (Foto/Reprodução: Folha de Pernambuco)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo