Money

Inadimplência é prevista para voltar aos números pré-pandemia, diz Itaú

Nível de inadimplência do Itaú Unibanco prevê volta gradual a níveis anteriores aos da pandemia e empresa tem resultados melhores que outros bancos concorrentes, foco da companhia é políticas de crédito.

09 Mai 2022 - 21h30 | Atualizado em 09 Mai 2022 - 21h30
Inadimplência é prevista para voltar aos números pré-pandemia, diz Itaú Lorena Bueri

Hoje o presidente-executivo da companhia Milton Maluhy Filho disse em teleconferência nesta segunda-feira (9) com analistas que o índice do Itaú Unibanco tende a voltar gradualmente a números anteriores a pandemia, com leve alta nos próximos trimestres. 

Segundo o executivo, o banco planeja diminuir as concessões de crédito como medida para conter a inadimplência. "Perspectivas não são boas olhando para frente; a gente tem sido muito proativo na redução e nos ajustes de concessão" disse Maluhy Filho. O banco manteve suas projeções de desempenho para 2022. 

Itaú anunciou também que seu índice de operações vencidas acima de 90 dias se encerrou em 2,6% da carteira de crédito, uma alta sequencial cerca de 0,1% e de 0,3% no comparativo anual. Em perspectiva, no começo de 2020 tal índice do banco chegava a marca de 3%. 

"A palavra que resume nosso resultado do trimestre é consistência" afirmou o CEO em conferência com jornalistas. "tivemos um trimestre forte, com boa rentabilidade, apesar de um cenário mais desafiador". 


Crédito é principal fator de inadimplência no país. Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo


Por conta do cenário econômico instável, o executivo diz que um dos movimentos da empresa tem sido reduzir o foco em novos compradores de serviço e priorizar os clientes que já estão no banco. 

No total, o retorno sobre o patrimônio do banco teve crescimento de 1,9%, chegando em 20,4%. O presidente-executivo diz que tais resultados devem se manter nos próximos trimestres, e destacou que a política da empresa de distribuição de 25% dos resultados do Itaú continuará em vigor. 

Analistas apontam que o Itaú Unibanco obteve resultados melhores que seus rivais, apesar da piora da qualidade da carteira. Os frutos do trabalho do banco foram beneficiados por fatores como crescimentos de seguros e diminuição de despesas administrativas. Mesmo assim, as ações da empresa tivera queda de 1,5% hoje enquanto Ibovespa cedeu 1%. 

"Tivemos uma melhora progressiva das margens e também na receita de serviços, mesmo com o crescimento dos atrasos e do custo de crédito", disse Maluhy Filho, citando outros fatores responsáveis pelo resultado "E temos todas as condições para atravessar 2022 mantendo um balanço extremamente robusto".

 

Foto Destaque: Sede do banco Itaú. Reprodução Getty Images/SOPA Images

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo