Money

Imposto de Renda: O prazo está terminando e muitas dúvidas sobre o pix na hora de declarar

Dia 31 de maio termina o prazo para fazer a declaração do Imposto de Renda e muitos brasileiros ainda tem duvidas sobre o pix e o que colocar na hora de preencher

26 Mai 2023 - 08h58 | Atualizado em 26 Mai 2023 - 08h58
Imposto de Renda: O prazo está terminando e muitas dúvidas sobre o pix na hora de declarar Lorena Bueri

Dia 31 de maio, termina o prazo para fazer a declaração do Imposto de renda. E muitos brasileiros ainda têm dúvidas na hora de declarar, algumas das dúvidas é sobre o “Pix”, perguntas como: “é preciso declarar o Pix no imposto?” A resposta é não, não é necessário declarar as transações que foram feitas. Mas é preciso declarar eventuais rendimentos, que foram realizados por pix ou por outros meios de pagamentos como: TED, DOC, cheque, entre outros.


Último dia para a declaração do imposto de renda, termina no dia 31 de maio (Foto: Reprodução/G1)


Um exemplo: Se uma pessoa, com um imóvel alugado e recebe o pagamento mensalmente via pix, esse rendimento deve ser declarado na ficha de “Rendimentos Tributáveis recebidos de Pessoa Física”.

Outro exemplo para a declaração do imposto feita por pix é o pagamento de uma "consulta médica" ou até mesmo de uma "consulta odontológica", o valor pago pelo pix, deve constar no preenchimento da declaração.

O pix, ganhou muita força com o tempo e a cada dia muitos brasileiros utilizam o meio para fazer pagamentos e até mesmo transações, por isso muitas dúvidas e questionamentos na hora de declarar.

Consulta de restituição

Nesta quarta-feira, (24), a Receita Federal liberou a primeira consulta do lote de restituições do Imposto de renda de 2023. O pagamento das restituições será feito no último dia de declaração, 31 de maio.

De acordo com a Receita, serão cerca de 4.129.925 contribuintes receberão R$7,5 bilhões. Um valor mais alto que a Receita Federal já pagou em um primeiro lote de restituição do IRPF. Os valores serão destinados para os contribuintes de são prioridades, são:

  • 013 contribuintes acima de 80 anos;
  • 464.031 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;
  • 859 contribuintes que possui alguma deficiência, como: física, mental ou moléstia grave;
  • 052.002 contribuintes que tenha uma renda maior
  • 020 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam uma prioridade por terem utilizado a Declaração pré- preenchida ou por ter optado em receber a restituição pelo pix.

Foto Destaque: 31 de maio termina o prazo para fazer a declaração do Imposto de Renda. Reprodução/Unsplash/ Fernanda Lopes

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo