Uma imagem antiga do presidente Jair Bolsonaro vestindo uma faixa nas cores verde, azul e branco voltou a circular recentemente em grupos de apoiadores gerando dúvidas sobre o significado do acessório e se haveria algum tipo de “mensagem” por trás da escolha do líder. A imagem, no entanto, além de ser antiga, registrada em abril deste ano, durante evento do Ministério da Defesa, também não possui significados de intervenção militar e acepções do gênero, como sugerido por apoiadores e redes ligadas ao presidente.
O significado por trás da faixa, conhecida como Grã-Cruz, criada pelo Decreto nº 4.263, de 10 de junho de 2002, possui o papel de representar o grau máximo da Ordem do Mérito da Defesa. A honraria das Forças Armadas brasileiras premia qualquer pessoa que considerem ter prestado ‘serviços à pátria’. A pessoa em questão não necessariamente deve pertencer às Forças Armadas, podendo ser civil ou militar, e também não exige nacionalidade brasileira. Contemplando estrangeiros, se necessário.
Alguém me fala sobre essa faixa que presidente tá usando? pic.twitter.com/ua2imS4yu5
— Antonio Carlos Oliveira Evangelista (@AntonioCEvan) December 8, 2022
Imagem antiga de Bolsonaro usando faixa viraliza e apoiadores citam presença das Forças Armadas. Reprodução/ Twitter
As cores presentes na faixa representam cada uma das forças armadas do país, sendo Aeronáutica, Exército e Marinha, o azul, o verde e o branco, respectivamente. O uso da faixa por Jair Bolsonaro, de acordo com o Ministério da Defesa, seria com base de que toda pessoa que detém a honraria militar possui o direito de usar a faixa. Bolsonaro possui a condecoração desde o início da sua posse como presidente do Brasil em 1º de janeiro de 2019, sendo ele mesmo quem concedeu tal direito para si.
Uma das teorias vistas em postagem recente, é a de que a faixa representaria a chefia do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, e que este seria o significado, porém, além de não ser essa representação, caso fosse, Bolsonaro não ocupa tal cargo – é requisitado possuir, no mínimo, a patente de oficial-general de quatro estrelas, da ativa ou da reserva, e o presidente teve a trajetória militar encerrada como capitão.
Foto Destaque: Imagem antiga de Bolsonaro usando faixa com cores das Forças Armadas viraliza e apoiadores citam teorias. Reprodução/ Twitter