Notícias

Idosa que serviu de inspiração para filme da Disney morre aos 109 anos

Mulher que inspirou “Viva – A Vida é uma Festa”, havia 109 anos, e faleceu em sua terra natal, Santa Fe de la Laguna, cidade comemorativa do Dia dos Mortos.

17 Out 2022 - 16h24 | Atualizado em 17 Out 2022 - 16h24
Idosa que serviu de inspiração para filme da Disney morre aos 109 anos Lorena Bueri

A mexicana María Salud Remírez Caballero, mais conhecida como “Mamá Coco”, morreu nesta segunda-feira (17). Segundo informações da imprensa mexicana, a mulher havia completado 109 anos em setembro, e faleceu em Santa Fe de la Laguna, cidade comemorativa do Dia dos Mortos, data importante no país.

A mulher havia inspirado a produção do filme da Disney “Viva – A Vida é uma Festa”, obra vencedora do Oscar de 2017 como melhor animação. Com todo o sucesso do longa, María virou uma celebridade, e várias pessoas a procuravam com a intenção de tirar fotos.

Roberto Monroy, secretário de Turismo de Michoacán, estado natal da mexicana, postou uma nota oficial dando suas condolências:  “Lamento profundamente o falecimento de Dona María Salud Ramírez Caballero, Mamá Coco, mulher incansável e exemplo de vida, que foi a inspiração para este amado personagem que deu a volta ao mundo. Minhas orações para que ela descanse e para que sua família encontre resignação”.


Cena do filme que retrata a Mamá Coco. (Reprodução/Twitter).


O diretor do filme, Lee Unkrich, tentou fugir da polêmica que teria se inspirado na idosa para criar a personagem, do filme, e também postou uma nota de esclarecimento através de suas redes sociais. “Há uma história por aí sobre uma idosa de Oaxaca na qual teríamos nos baseado para a personagem Mamá Coco. Isso não é verdade. A personagem não foi baseada em nenhuma pessoa real”, escreveu o cineasta.

Unkrich finalizou sua declaração alegando que a Mamá Coco “surgiu exclusivamente de nossa imaginação”

"Viva - A Vida É uma Festa" foi lançado em 2017 e sua trama gira em torno de um garoto que acidentalmente adentra o mundo dos mortos para conhecer seus parentes falecidos, como seu tataravô, pai de Mamá Coco. A animação foi a primeira na história do cinema que contou com um elenco exclusivamente de atores e atrizes latinas, e seu orçamento girou em torno de  US$ 175 e 200 milhões. 

Foto destaque: María Salud Ramírez. Reprodução/Carmen Hernández/El Sol de Morelia

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo