Empreendedorismo

Identificando oportunidades para bons negócios

Identificar oportunidades de negócios, não são tarefas faceis. Determinadas situações, podem possibilitar a criação de novos projetos, produto, serviço ou até mesmo uma nova empresa.

24 Nov 2022 - 18h15 | Atualizado em 24 Nov 2022 - 18h15
Identificando oportunidades para bons negócios Lorena Bueri

É preciso entender que identificar uma oportunidade de negócio não é o mesmo que ter uma ideia de negócio. É preciso que o empreendedor esteja apto a para distinguir e desenvolver essa habilidade de bom negócio.  Uma ideia somente se converte em oportunida­de quando seu propósito vai direto ao encontro de uma necessidade de mercado. Nem sempre uma boa ideia é sinônimo de bom negócio, é necessário ser racional.

Algumas características para saber se oportunidade é boa são bem simples como: é durável, ou a oportunidade atende uma necessidade específica, satisfazendo uma vontade ou resolvendo um problema comum, ela será desejada pelos consumidores; e se ela possui algum valor agregado. Esses são alguns tributos simples, mas que devem ser deve analisados.

A identificação de oportunidade é uma investigação sistemática, uma limpeza do ambiente para se descobrir oportunidades na produção de novos bens ou serviços e que a varredura deve ser global, pois é onde existem muito mais oportunidades substanciais e quantitativas. Identificando as chances e analisando elas, não é uma tarefa muito simples, principalmente quando não se sabe o que fazer.


 

Local para venda ou aluguel (Foto: Reprodução/ Mathias Reding/ Pexels)


Algumas sugestões como passos simples seriam: conheça o seu perfil, busque uma grande e possível ideia, reflita sobre oportunidades de negócios, pesquise a tendências de mercado, identifique a validades das oportunidades, abrir uma franquia são ótimas oportunidades, fazer uma gestão de tempo, desenvolva habilidades específicas e por último, mas extremamente importante, faça uma avaliação dos riscos.

Um bom começo para avaliar se a oportunidade é positiva, seria analisar os principais problemas que afligem os seus consumidores em relação ao seu produto ou serviço. Para a sua iniciativa ser bem-sucedida, ela precisa ser útil, minimizando erros de início. A chance que um empreendedor tem ao perceber que para promover o lançamento de um produto ou serviço que tenha ressonância no mercado, deve-se atender aos anseios do público consumidor, para se ter uma porcentagem maior de sucesso.

 

Foto destaque: Colegas de trabalho, elaborando metas. Reprodução/ Tima Miroshnichenko/ Pexels

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo