Saúde

Idade Biológica: Cientista brasileiro faz importante descoberta

Lucas Paulo, formado em bioquímica, criou uma espécie de marcador epigenético capaz de determinar a idade genética com mais precisão e pode ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive Covid-19.

10 Mai 2022 - 19h01 | Atualizado em 10 Mai 2022 - 19h01
Idade Biológica: Cientista brasileiro faz importante descoberta Lorena Bueri

Lucas Paulo de Lima Camilo, cientista brasileiro de 23 anos, formado em bioquímica pela Brown University dos EUA, publicou um artigo pela revista científica “npj Aging”, especializada em envelhecimento, sobre um biomarcador, criado por ele, capaz de medir com maior grau de assertividade a idade biológica através de sangue, saliva ou amostras de tecido.

O que é idade biológica?

A idade biológica é um parâmetro de medicação do estado de conservação do corpo, ela é, muitas vezes, diferente da idade cronológica (Idade medida pelo tempo, através da data de nascimento).

Ela é medida, geralmente, por uma série de exames que qualificam: Equilíbrio, elasticidade da pele, acuidade visual, auditiva, etc. Utilizando exames físicos e avaliação de telômeros, responsáveis por proteger os cromossomos.

Muito além da genética, o estilo de vida influencia em pelo menos 70% da idade biológica, práticas como, atividade física, alimentação adequada, exposição regular ao sol, dentre outras, são cruciais para reduzir a idade biológica e obter uma maior qualidade de vida e longevidade.


Lucas Paulo de Lima Camilo, criador do biomarcador AltumAge (Foto: Reprodução/ G1)


A descoberta pode auxiliar na redução da idade biológica

O projeto, chamado AltumAge, é um biomarcador que representa um avanço em tecnologias que procuram amenizar os efeitos da idade.

A medição, era anteriormente realizada por meio de um modelo matemático desenvolvido por Steve Horvath, que tinha uma margem de erro de 3,5 anos, já o AltumAge possui margem de erro de 2,2 anos, tornando as medições bem mais precisas.

O processo é realizado através de um processo químico que ocorre nos tecidos e células do corpo, valendo-se de alta tecnologia, biologia computacional e análise de redes neurais através de um algoritmo.

Idade biológica e Covid-19

Em janeiro de 2022, a pesquisadora em oncologia molecular, Maria Blasco publicou um artigo que relacionava a alta idade biológica (Encurtamento de telômeros) com casos mais graves de Covid.

A hipótese levantada sobre o caso é que a presença dos telômeros em pacientes mais idosos age para limitar a ação do vírus e resultar em casos mais leves de coronavírus.

A descoberta de Lucas pode ajudar estudos como este a identificarem a importância e a formas de conservar a idade biológica em índices saudáveis.

 

Foto Destaque (Foto: Reprodução/Gastroendo)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo