Esportes

Ícone do vôlei brasileiro: morre Isabel Salgado aos 62 anos

Ex-jogadora possibilitou a vinda do vôlei feminino nos anos de 1980, e recentemente foi anunciada como integrante da área de esporte para a equipe de transição de governo.

16 Nov 2022 - 14h18 | Atualizado em 16 Nov 2022 - 14h18
Ícone do vôlei brasileiro: morre Isabel Salgado aos 62 anos Lorena Bueri

Maria Isabel Barroso Salgado, grandiosa referência do vôlei brasileiro, morreu nesta quarta-feira no hospital Sírio-Libanês (SP), aos 62 anos. A ex-jogadora morreu devido a uma pneumonia iniciada por uma infecção bacteriana na madrugada desta quarta-feira, entretanto o hospital no qual manteve Isabel ainda não confirmou a causa. Ela será velada e cremada nesta quinta-feira (17), no Rio de Janeiro, onde residia. Isabel deixa 5 filhos e 5 netos.

Jogadora proveniente das categorias de base do Flamengo, a ex-jogadora teve estreia no clube em 1973, com apenas 13 anos. Três anos depois, foi convocada para a seleção brasileira juvenil pela primeira vez, devida sua titularidade que já possuía no time adulto do Flamengo. Em 1978 e 1980, foi campeã brasileira pela equipe rubro-negra.


Isabel Salgado em sua adolescência.(Foto: Reprodução/Instagram)


Isabel disputou duas olimpíadas na carreira, Moscou em 1980 e Los Angeles em 1984, e no início dos anos 1990, jogando vôlei de praia, se consagrou com uma das pioneiras mundiais da modalidade. Na última segunda-feira, Isabel havia sido anunciada como integrante do grupo técnico de esportes responsável pela transição de governo do presidente Lula, tal qual assumirá o país em janeiro de 2023.

Ainda nos anos de 1980, ao lado de Vera Mossa e Jaqueline, Isabel foi parte da seleção feminina de vôlei que abriu as portas para a modalidade, equipe responsável por ser a primeira da história do país a ter disputado grandes competições, mesmo não tendo ganhado medalhas nas olimpíadas em que disputaram. Isabela foi medalhista de bronze nos jogos Pan-Americanos de 1979, em San Juan, Porto Rico. A primeira jogadora brasileira de vôlei a ter atuado em uma liga estrangeira, na Itália, em Modena.

Devida popularização do vôlei de praia, no início dos anos 1990, o esporte entrou no programa olímpico em Atlanta (1996), fato que fez Isabel migrar para modalidade. Em suma, jogou diversas etapas do Circuito Mundial brasileiro entre 1993 e 2001, tendo o ouro na etapa de Miami, nos Estados Unidos, em 1994. Suas parceiras nesse período foram Roseli, Jerusa, Tatiana Minello e Jaqueline.

Seguindo o legado da mãe, os filhos de Isabel também possuem trajetória vitoriosa na modalidade esportiva: Pedro Solberg disputou as olimpíadas do Rio em 2016 e ficou em 9.º lugar. Maria Clara Solberg está entre as melhores do mundo, e Carol Solberg – junto da medalhista Bárbara Seixas – também. No último final de semana a dupla conquistou o bronze na etapa de Uberlândia do Circuito Mundial.

Isabel deixa também Pilar e Alison, filho que adotou em 2015.

 

Foto Destaque: Isabel Salgado. Foto: Reprodução/Twitter. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo