Notícias

IPVA com desconto de 9% vence hoje em SP para veículos com final de placa 4

O proprietário de veículo com placa que tenha o final 4 e que queira receber desconto no IPVA 2022, deve realizar o pagamento até esta quinta-feira, dia 13.

13 Jan 2022 - 11h30 | Atualizado em 13 Jan 2022 - 11h30
IPVA com desconto de 9% vence hoje em SP para veículos com final de placa 4 Lorena Bueri

Termina nesta quinta-feira, dia 13, o prazo para o pagamento integral com desconto de 9% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022 para os veículos com final de placa 4 no estado de São Paulo. O desconto é válido para o pagamento da cota única. O governo de São Paulo ampliou o desconto para pagamento à vista dos veículos usados em 2022.

Caso o proprietário queira pagar o IPVA  em fevereiro, o desconto será de 5% no pagamento da conta única no dia 15. Também será possível pagar apenas a primeira parcela nessa data. Nesse caso, o parcelamento será em cinco vezes, de fevereiro a junho. Até então, o parcelamento era de três vezes, mas foi ampliado porque os carros usados se supervalorizaram em 2021, encarecendo o imposto, segundo o governo.

Para os proprietários de veículo zero quilômetro, o desconto continua de 3% a quem pagar até o quinto dia da emissão da nota fiscal. Aqueles que preferirem ainda poderão parcelar em cinco vezes sem desconto.

As datas de vencimento são de acordo com o final da placa. Veja o calendário de pagamento do IPVA 2022 completo a seguir:

 – Para automóveis, camionetas, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares:


Calendário de pagamento do IPVA 2022 em SP (Foto: Reprodução/Valor Investe)


 – Para caminhões e caminhões tratores:


Calendário de pagamento do IPVA 2022 em SP (Foto: Reprodução/Valor Investe)


Para efetuar o pagamento do tributo, basta o contribuinte utilizara rede bancária credenciada, por aplicativo, site ou caixas. Também é possível realizar o pagamento em casas lotéricas e com o cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento.

O contribuinte que não recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% sobre o valor do imposto.

Se ainda assim, o contribuinte não pagar, a multa passa a 40% do valor do imposto e o dono do veículo é impedido de aproveitar os créditos da Nota Fiscal Paulista. Além disso, o veículo pode ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Os donos de veículos podem checar quanto vão pagar de tributo em agências bancárias, terminais de autoatendimento ou pelo internet banking. Basta saber o número do Renavam do veículo. Também dá para verificar diretamente no portal da Secretaria da Fazenda, informando o número do Renavam e a placa do veículo.

 

 

Foto destaque: Vence hoje, em SP, o desconto no IPVA para veículos com final de placa 4. Reprodução/Jornal Contabil

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo