Notícias

INSS paga primeira parcela do 13º salário a segurados; confira quem tem direito ao benefício

Serão injetados mais de 56,7 bilhões de reais na economia do país: 28,3 bilhões dessa primeira parcela do 13º e outros 28,3 bilhões referentes à segunda parcela

05 Mai 2022 - 16h28 | Atualizado em 05 Mai 2022 - 16h28
INSS paga primeira parcela do 13º salário a segurados; confira quem tem direito ao benefício Lorena Bueri

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem mais de um salário mínimo e com NIS final 4 e 9, recebem nesta quinta-feira, a primeira parcela do adiantamento do 13º salário. Cerca de 31 milhões de segurados receberão o benefício até sexta-feira (06).

Os beneficiários podem acessar o aplicativo “ Meu INSS” disponível para celulares e tablets ou através do site gov.br/ meuinss. Esta opção está disponível desde março de 2022.

 Já para os segurados que não têm acesso a internet podem consultar o saldo por meio do número 135. Durante o atendimento é preciso informar o número do CPF e confirmar alguns dados ao atendente. A opção está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Este é o terceiro ano que o governo aprova a antecipação do 13º salário para a categoria, após o presidente Bolsonaro ter assinado a decisão em março. O pagamento era realizado entre os meses de agosto e dezembro, esta outra forma de receber o benefício só aconteceu após a pandemia.


Fila do INSS diminuiu após a implemento do aplicativo "Meu Inss". (Foto Reprodução: site Gazeta do Povo)


A maior parte dos aposentados e pensionistas receberá 50% do benefício na primeira parcela. O valor será calculado proporcionalmente para os beneficiários que começaram a receber o benefício após o mês de janeiro.

Quem ganha o salário mínimo

Final de NIS

Primeira Parcela 

Segunda parcela

1

25 de abril

25 de maio

2

26 de abril 

26 de maio

3

27 de abril

27 de maio

4

28 de abril

30 de maio

5

29 de abril

31 de maio

6

2 de maio

1º de junho

7

3 de maio

2 de junho

8

4 de maio

3 de junho

9

5 de maio

6 de junho

0

6 de maio

7 de junho

Quem recebe mais que um salário mínimo

Final Nis

Primeira parcela

Segunda parcela

1 e 6

2 de maio

1° de junho

2 e 7

3 de maio

2 de junho

3 e 8

4 de maio

3 de junho

4 e 9

5 de maio

6 de junho

5 e 0

6 de maio

7 de junho

Os beneficiários que recebem o seguro por incapacidade temporária também conhecido como “auxílio doença” têm direito a uma parcela do décimo terceiro, calculada de acordo com a duração do benefício. Já beneficiários do Auxílio Brasil, não têm direito ao 13º.

 

Foto Destaque: Aplicativo Meu INSS. Foto Reprodução: site Jornal Contábil

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo