Saúde

IBGE aponta que menos adolescentes estão se protegendo durante o sexo

Pesquisas realizadas pelo IBGE apontam que a utilização de outros preservativos e camisinha diminuiu na faixa etária entre 13 a 15 anos no ano de 2021

14 Jul 2022 - 11h35 | Atualizado em 14 Jul 2022 - 11h35
IBGE aponta que menos adolescentes estão se protegendo durante o sexo Lorena Bueri

Nesta quarta-feira (13) uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro De Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que entre 2009 e 2019, o percentual de adolescentes que têm vida sexual ativa e não utilizam proteção durante as relações diminuiu. A porcentagem de jovens entre 13 a 15 anos que não usam a camisinha é 72,5 % para 59%. O uso de outros métodos contraceptivos passou de 79,6% em 2012 para 69,6% no ano de 2019%.


 

Método contraceptico camisinha masculina (Foto: Reprodução/ Pixles)



Jovens nesta faixa etária que já iniciaram a vida sexual no ano de  2021 passou de 27,9% para 28,5% na diminuição da utilização de preservativos causa preocupação. Pesquisadores afirmam que “A tendência segue uma direção que indica maior exposição aos riscos”. Além de uma possível gestação indesejada, o comportamento pode trazer infecções sexualmente transmissíveis.


O Instituto Brasieliro de Geografia e Estatística (IBGE) também divulgou  como estudo informações sobre a alimentação, atividade física, uso de cigarro, álcool e outras drogas, situação que é vivenciada nas escolas, dentro de casa , saúde mental, como também  o uso dos serviços de saúde pública da sociedade brasileira . As pesquisas são realizadas em parceria com o ministério da saúde do Brasil.


 

Uso correto do método contraceptivo anticoncepcional (Foto: Reprodução/ Pixels)



Confira os benefícios que os métodos contraceptivos trazem para a vida sexual. O uso correto da camisinha previne contra infecções sexualmente transmissíveis como a vaginose bacteriana, Clamídia, Herpes Genital, Gonorreia, Hepatite B, Sífilis, cancro mole, aids como também HPV e uma possível gestação não desejada.  


O acesso aos contraceptivos gratuitamente está disponível em serviços de saúde pública, como também informações sobre o uso correto de anticoncepcionais e camisinhas. Ao iniciar a vida sexual é importante buscar um profissional da saúde para auxiliar na busca de tratamento e acompanhamento adequado e seguro.    

Foto destque: Métedo contraceptivo camisinha masculina.  Reprodução/ Pixles 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo