O futurismo se aproxima cada dia mais da realidade, entre os avanços tecnológicos que tem transformado a mobilidade urbana cada vez mais limpa e eficiente. Entre as novidades futuristas, a empresa HyperloopTT promete levar ao Rio Grande do Sul o hyperloop, o transporte hiper rápido da companhia, que permite grandes deslocamentos com tamanha velocidade em um curto espaço de tempo.
O projeto, que passa por um sistema de teste em grande escala da tecnologia hyperloop em Toulouse, na França, passa por desenvolvimento em outros países como Emirados Árabes Unidos, EUA e Alemanha, apesar do projeto ainda não ter saído oficialmente do papel.
https://lorena.r7.com/post/Corinthians-anuncia-parceria-inedita-com-Mercado-Bitcoin
https://lorena.r7.com/post/Magalu-cresce-e-se-torna-a-acao-mais-valorizada-dos-ultimos-5-anos
O sistema semelhante a um trem-bala, depende de um túnel modificado de baixa pressão atmosférica para atingir altas velocidades. A ideia do projeto é reproduzir em solo as mesmas condições de velocidade encontradas pelos aviões em altitude.No trecho Rio-SP, a projeção é de menos de meia hora de viagem e pode ser feita no site da companhia, que permite a simulação de viagens entre várias cidades do mundo.
Sem exigir subsídios governamentais, o hyperloop é impugnado pelo público por seu preço acima do valor dos transportes urbanos e potenciais riscos.
Túnel usado para testes do novo trem-bala (Reprodução/Divulgação)
Design da Estação da Hyperloop em Porto Alegre (Reprodução/Divulgação)
Na pesquisa divulgada na última quinta-feira (2), feita pela UFRGS em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, foi estimado uma redução de R$ 2,3 bilhões no custo operacional, uma geração de aproximadamente 60.000 novos empregos e cerca de 95.000 toneladas de CO2 a menos na atmosfera.
“O projeto da HyperloopTT rompe conceitos tradicionais e traz inovações tanto em termos de infraestrutura quanto em termos de operação de um sistema de transporte. Isso exigiu o trabalho em equipe de profissionais de áreas como energia, previsão de demanda de carga, estudo de rotas, dentre outras, na Universidade”, afirmou a Dr. Christine Tessele Nodari, coordenadora do projeto pelo Laboratório de Sistemas de Transportes da UFRGS.
Ainda não há expectativa de quando a Virgin Hyperloop realizará novos testes com passageiros do novo trem-bala.
(Foto Destaque: Hyperloop promete chegada de 'trem-bala' ao Brasil. Reprodução/Hyperloop/Divulgação)