Notícias

Homens armados matam ao menos 50 fiéis em igreja na Nigéria

Um grupo de homens armados atacou uma igreja católica na região de Ondo, no sudoeste da Nigéria, e matou pelo menos 50 fiéis, informaram o governo e a polícia neste domingo (5).

06 Jun 2022 - 15h27 | Atualizado em 06 Jun 2022 - 15h27
Homens armados matam ao menos 50 fiéis em igreja na Nigéria Lorena Bueri

Um grupo de homens armados atacou uma igreja católica na região de Ondo, no sudoeste da Nigéria e pelo menos 50 fiéis foram mortos, disse o governo no domingo (05). O ataque ocorreu durante a missa da manhã na Igreja Católica de São Francisco em Owo, uma área jihadista e ataques criminosos não são comuns. “Ainda é cedo para dizer quantos morreram. Mas muitos fiéis perderam a vida e ficaram feridos", disse Ibukun Odunlami, da polícia da região de Ondo, à AFP.


Vídeos compartilhados no Twitter mostram o momento em que corpos são retirados da igreja e empilhados em um caminhão. (Foto: Reprodução/Jovem Pan/Twitter/NigNewspapers)


Neste momento, não se sabe quem foi o responsável pelo ataque ou seus motivos. Por pelo menos 12 anos, a Nigéria enfrentou uma insurgência jihadista no nordeste do país, enquanto grupos criminosos realizaram sequestros envolvendo um número de pessoas no nordeste, oeste e que separatistas operam no sudeste. O presidente Muhammadu Buhari condenou o ataque, chamando-o de "hediondo".

A identidade e o motivo dos atacantes não foram imediatamente claro. A mídia local disse que homens armados atiraram contra fiéis e detonaram a igreja com explosivos. Entre os mortos estão mulheres e crianças.

Funmilayo Ibukun Odunlami, porta-voz da polícia de Ondo, disse que teve um incidente na Igreja Católica de São Francisco em Owo e que a Polícia emitirá uma nova declaração. O país mais populoso da África tem sido palco de ataques e sequestros para resgate por gangues armadas no Noroeste. Tais ataques são raros no sudoeste da Nigéria.

O governador de Ondo, Arakunrin Oluwarotimi Akeredolu, interrompeu um evento na capital Abuja e retornou a Ondo após ataque. “Vamos comprometer todos os recursos disponíveis para rastreá-los e fazê-los pagar”, disse ele em comunicado.

O presidente condena o ataque

O presidente nigeriano Muhammadu Buhari condenou o ataque como "hediondo", e o Vaticano disse que o papa estava orando pelas vítimas que foram "dolorosamente atingidas durante um período de celebração". A Nigéria está enfrentando uma insurgência islâmica no nordeste e gangues armadas que realizam ataques de sequestro por resgate, particularmente no noroeste. No sudoeste, ataques como este são raros.

Foto Destaque: Igreja na Nigéria destruida após ataque terrorista. Reprodução/Le Ouve/Divulgação

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo