Esportes

Homenagem ao rei Pelé marca edição 2023 do Fifa the Best

Noite de premiação mais importante do futebol tem homenagem ao rei Pelé, com Ronaldo entregando prêmio e esposa fazendo discurso sobre importância do prêmio

27 Fev 2023 - 21h00 | Atualizado em 27 Fev 2023 - 21h00
Homenagem ao rei Pelé marca edição 2023 do Fifa the Best Lorena Bueri

O evento Fifa the Best é a cerimônia de premiação dos melhores jogadores da temporada, e neste ano a cidade sede da celebração foi Paris. O grande homenageado desta edição não poderia ser outro, o rei e maior jogador da história do futebol, Edson Arantes do Nascimento, mundialmente conhecido como Pelé.

Pelé morreu em Dezembro do ano passado, aos 82 anos, então a homenagem era algo esperado por todos. Logo no início da premiação, o presidente da Fifa, Gianni Infantino falou a todos os espectadores do evento sobre a importância do ex-jogador para a história e evolução do futebol em todo o mundo.

Após a fala do presidente, um vídeo foi apresentado mostrando toda a história, vida e conquistas, sendo o único atleta na história desse esporte a conquistar três títulos mundiais por uma seleção. Logo após o vídeo, Ronaldo Nazário, o Fenômeno, foi chamado ao palco com a incumbência de entregar à esposa do rei, Márcia Aoki, um troféu especial, representação simbólica da importância de Edson para o esporte mais popular do planeta.


Ronaldo entregou prêmio à esposa de Pelé (Foto: Reprodução/ Ronaldo Instagram)


Ronaldo comentou sobre a importância de Pelé em momentos difíceis de sua carreira.

“Falar do Pelé para mim é muito difícil, vou até falar em português. Quando eu lembro do Pelé eu vejo um jogador muito à frente do seu tempo, um atleta que serviu de inspiração para mim e todo mundo no futebol. Nos anos 1950, ele já era moderno, chutava com as duas pernas, saltava mais alto que os outros, controle orientado, fazia gol de bicicleta, cabeça. Eu também lembro dele como um amigo querido. Quando eu tive a primeira lesão no meu joelho, em 2000, ele me visitou na minha casa, levando muito amor e carinho em um dos momentos mais difíceis da minha vida”. - Disse Fenômeno

Ainda sobre Pelé, Ronaldo aproveitou o espaço para falar sobre a importância do rei para o combate ao racismo.

“O Pelé também será lembrado pelo impacto na sociedade. Quando ele jogava, o mundo era um lugar ainda mais racista do que era hoje. Ele, um atleta negro, se tornou o rei do esporte mais popular do planeta. Mostrou que o negro pode ser o melhor, mais bem-sucedido e pode vencer o racismo. Essa luta ainda não acabou, mas peço que todos se inspirem na luta do Rei Pelé, para que combatamos o preconceito”- Continuou Fenômeno.

A esposa de Pelé fez um pronunciamento em inglês sobre a importância do prêmio.

“É uma honra estar aqui, neste tributo da Fifa ao Edson Arantes, o Pelé. Tenho algumas palavras para dizer: Deus nos deu o Edson, e o Edson nos deu Pelé. E o mundo tão bem recebeu ambos. Estas são as palavras que tenho de agradecimento” - Disse Márcia em tom emocionado. 


Foto destaque: Pelé comemora gol durante copa de 1970. Reprodução / Ronaldo Instagram

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo