Tech

Hoje acontecerá a melhor visão de Júpiter em 166 anos

Hoje, dia 26, Júpiter estará exatamente a 593,6 milhões de quilômetros da Terra, sendo essa a melhor visão do maior planeta do nosso sistema solar em 166 anos.

26 Set 2022 - 11h28 | Atualizado em 26 Set 2022 - 11h28
Hoje acontecerá a melhor visão de Júpiter em 166 anos  Lorena Bueri

O maior planeta do nosso sistema solar, Júpiter, está cada vez mais visível no céu noturno. Hoje, dia 26, o planeta atingirá sua posição anual, momento onde a terra, cuja órbita é muito mais rápida, se move para uma posição exatamente entre o Sol e Júpiter.

O planeta demora 12 anos para orbitar o sol. Sua oposição, vista da terra, ocorre uma vez a cada treze meses e o efeito fascinante dura algumas semanas. O disco do planeta fica visível por qualquer pessoa com um telescópio simples ou um binóculo. O quinto planeta, a partir do sol, fica perfeitamente posicionado para ser observado por um longo período.

Em 2022, o planeta Júpiter estará a 593,6 milhões de quilômetros da Terra no momento da oposição.  Essa será a maior aproximação desde 1963 e, também, a maior até 2139, tornando a “melhor” oposição em 166 anos.


Júpiter (Reprodução/Instagram)


O brilho do planeta terá uma magnitude de -2,9, tornando-o o objeto mais brilhante que você pode observar no céu noturno além da Lua.

Júpiter não passará despercebido, qualquer planeta próximo à sua oposição será visível perto do horizonte, no início da noite, quando a maioria das pessoas está acordada. Ele será mais notado nesse momento, do que quando está alto no céu, no meio da noite.

Para observar o planeta mais de perto, um minúsculo telescópio ou um par de binóculos permitirá observar Júpiter e suas luas galileanas, Europa, Ganimedes, Calisto e Io. Acima dele será possível observar o Grande Quadrado de Pégaso, constelação em forma de diamante de quatro estrelas brilhantes. Olhando para a direita, verá  Saturno, onde mesmo usando um telescópio simples, conseguirá observar o padrão de anéis.

Nas próximas semanas, o planeta seguirá brilhante e bonito, antes de subir cada vez mais e, assim, se mover mais alto no céu noturno. Em 3 de novembro do próximo ano, o planeta entrará em oposição novamente.

 

Foto Destaque: Júpiter. Reprodução/Twitter 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo