Saúde

Hobbies e saúde mental

Como um hobbie pode ajudar o corpo e a mente, por ser um alívio diário do estresse e proporcionar momentos de relaxamento dentro da rotina no dia a dia

3 min de leitura
05 Set 2022 - 09h00 | Atualizado em 05 Set 2022 - 09h00

Hobbies são feitos para momentos de descontração, de relaxamento, que sejam fora da rotina, aliviando um pouco do estresse com alguma atividade que seja prazerosa. Conseguir fazer uma atividade que goste é importante para manter a mente saudável, além de fazer bem ao nosso corpo. No entanto, a verdade é que, mesmo gostando muito de uma atividade, nem sempre é fácil mantê-la.  

Mônica Machado, psicóloga pela USP, fundadora da Clínica Ame.C, pós-graduada em Psicanálise e Saúde Mental pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein, afirma que ter essas atividades causam benefícios a mente, diminuindo a irritação e a ansiedade e, consequentemente, estimulando a criatividade e a produtividade.

Os benefícios de ter um hobby 

Mônica afirmou que ter hobby para uma pessoa que está com a mente saudável, serve para manter a qualidade de vida, tornando assim, uma pessoa feliz e bem. “O hobby é utilizado para sair da rotina, que pode estar sobrecarregada com muito trabalho e pede algo que saia daquela mesmice.” 

“O hobby te dá a chance de escapar de algo que está lhe fazendo mal, já que quando uma rotina é muito monótona, ela não é saudável. Rotina é sempre a mesma coisa e, muitas vezes,  a pessoa passa a repetir comportamentos tóxicos e destrutivos no dia a dia”, explica Mônica. 

 

Mas isso possui um lado ruim? “Muitas pessoas utilizam o hobby para tentar se distrair de algum problema, de algum trauma ou angústia, no momento em que ela está frustrada e triste.  Às vezes, a pessoa confunde o hobby com uma fuga para tirar a tristeza, achando que daquela forma ela vai estar liberando esse sentimento. Isso pode ocorrer até momentaneamente, mas a causa continua ali”, explica. 

Como manter um hobby?

Quando não se está com a saúde mental em dia, ter um hobby e mantê-lo se torna uma tarefa muito complexa. A psicóloga aponta que o primeiro passo para conseguir seguir com uma atividade é encontrar o que te traz prazer. “Nem tudo me traz prazer, então não tem como querer fazer tudo e sim encontrar um hobby que me faça bem”. 

“Quando a pessoa está com a mente equilibrada com as questões psicológicas, ela consegue lidar bem com o hobby e não ficar trocando a todo momento. A troca vem porque o hobby deixa de trazer prazer, então ela muda porque não vê mais sentido naquilo. E é exatamente isso que o hobby faz, ele dá sentido para a vida da pessoa, fazendo com que ela encontre motivos para viver feliz”, aponta a especialista. 

Existem várias atividades que podem virar hobbies, como por exemplo tocar instrumentos, escrever, cantar, praticar esportes, pintura, jogos, costura, etc. O importante é escolher alguma atividade que o faça feliz e que relaxe.

 

Foto destaque: Hobbie ao ar livre. Reprodução pexels.

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo