Moda

História por trás da estampa xadrez, que voltou com tudo

A moda sempre foi um sinônimo para explorar sua autenticidade, e deixar claro o que você gostaria de mostrar ao mundo, então ouse na criatividade ao montar o seu look do dia, seja com referências atuais ou de tempos atrás

24 Fev 2022 - 15h46 | Atualizado em 24 Fev 2022 - 15h46
História por trás da estampa xadrez, que voltou com tudo  Lorena Bueri

É impossível pensar em um lookinho xadrez e não lembrar das Patricinhas de Beverly Hills, filme lançando em 1995 que ainda faz sucesso entre os adolescentes, ou não recordar da família real usando uma peça em suas diversas aparições. Mesmo com o passar das décadas ele ainda se faz presente nas telinhas, como no recente lançamento da Netflix, Emily in Paris.

Agora falaremos um pouco sobre o xadrez na história, a Escócia estava liderando as produções, e o modelo ficou marcado como um símbolo deles durante a revolução industrial. A Inglaterra chegou a proibir o uso em seu país por conflitos declarados, o que claramente não durou muito, e hoje é marca em todos os lugares do mundo como sinônimo de elegância e modernidade atemporal, já que tudo que foi tendência um dia, pode voltar com força anos mais tarde. Por isso, conheça os principais tipos de Xadrez: 


Tartan -

Modelo Tartan nas passarelas. (Foto: Reprodução/fashionmakestrends)


Buffalo Check -

Vestido no modelo Buffalo Check. (Foto: Reprodução/Pinterest)


Príncipe de Gales -

Blazer no modelo Príncipe de Gales. (Foto: Reprodução/Fashion à porter)


 Argyle -

Argyle - Colete no modelo Argyle. (Foto: Reprodução/AliExpress)


Burberry - 

Burberry - Sobretudo no modelo Burberry. (Foto: Reprodução/Versatille)


Pied de poule -

Pied de poule - Conjuntinho no modelo Pied de poule. (Foto: Reprodução/DicasdeMulher)


Pied Coq -

 

Pied Coq - Conjunto e Sobretudo no modelo Pode Coq. (Foto: Reprodução/WesFashionTrends)


Como supracitado, ao passar das décadas, deixou de existir só um modelo de xadrez, e começou a ser comercializado diversos deles, como o 'Vichy', que vem bombando no Pinterest e nas passarelas, esse estilo ganhou tal nome por ter seu começo na França, na cidade de Vichy. Apesar de já ser usado há muitos anos no campo da Moda, ele voltou a se tornar um referencial para as influencers no mundo hodierno, pelas tendências estarem em alta nas passarelas e no mundo cinematográfico novamente.

Existem alguns registros na história sobre a estampa 'Tartan', já ter sido predominante mesmo antes de Cristo, mas a padronização oficial de referência a um lugar, só foi oficializada em 1942, com os modelos bege e branco, vermelho e preto.

Ao decorrer do tempo o estilo só ganhou força, um exemplo claro e notório da época em questão, foi a atriz renomada Brigitte bardot, conhecida por ser uma forte alusão quando o assunto era o modelinho Tartan, ter o usado em seu 2° casamento. 

Muitos estilistas usam de seu espaço, para lançarem coleções exclusivas do traje xadrez. Outro exemplo, foi o Alexander McQueen ter cedido o seu desfile em 1995, para fazer uma crítica a exploração sexual dos Ingleses com os Escoceses, a SPFW N45 também foi palco para o protótipo, e sempre é um sucesso enorme. A moda tem um legado em explorar sua autenticidade, e deixar claro o que você gostaria de mostrar ao mundo, então ouse na criatividade ao montar o seu look do dia, seja com referências atuais ou de tempos atrás. E lembre-se, xadrez é um sinônimo de elegância com qualquer outra peça, aproveite a ascensão da peça novamente.

 

Foto Destaque: Princesa Diana nos anos 90. Reprodução: Vogue

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo