Saúde

Hidratação e emagrecimento: Saiba como a água ajuda na perda de peso

Descubra os benefícios da ingestão de água à saúde, a melhora nos processos de emagrecimento que ela traz e a quantidade ideal a ser consumida por dia.

3 min de leitura
10 Jun 2022 - 21h58 | Atualizado em 10 Jun 2022 - 21h58

A hidratação é crucial para a saúde do nosso corpo, visto que a água compõe 70% do corpo humano, no entanto, muitas pessoas não conhecem exatamente os efeitos da hidratação adequada na saúde e os benefícios da hidratação adequada na manutenção do peso do corpo.

Especialistas recomendam, em média, a ingestão de dois litros de água diários, mas para ter um cálculo mais exato da quantidade de água que deve ser ingerida individualmente, pode-se contar a ingestão de 35ml de água por quilo, por exemplo, uma pessoa que pesa 65kg, deve ingerir 2,27 litros de água diariamente. 

Manter a hidratação do corpo, além de preservar a lubrificação do organismo também é um importante aliado no controle do peso pois facilita a absorção e digestão de nutrientes dos alimentos e colabora para o funcionamento ideal de diversos processos fisiológicos importantes para o emagrecimento.


Homem bebendo água (Foto: Reprodução/Canal Tech)


A água, além de não ser calórica, mantém o estômago cheio e tem o poder de acelerar o metabolismo e por consequência a queima de calorias, de acordo com alguns estudos, beber 500ml de água fria ou em temperatura ambiente aumenta a atividade metabólica em cerca de 3% durante 90 minutos. Devido à umidificação das fezes decorrente da correta ingestão de água, o intestino tem sua atividade regulada, facilitando assim a eliminação de resíduos do corpo. 

Outro benefício importante da água é a hidratação dos músculos e a consequente melhora no rendimento de atividades físicas que resultam em perda calórica, músculos devidamente hidratados têm menor risco de lesões e tem recuperação acelerada, facilitando assim a hipertrofia e estimulando o ganho de massa magra.

No entanto, para a obtenção de todos esses benefícios a água deve ser ingerida na quantidade adequada, sem adição de açúcares ou demais aditivos químicos que podem adicionar inúmeras calorias ao líquido e tornar o processo de perda de peso ainda mais difícil.

 

Foto Destaque: A hidratação adequada traaz inúmeros benefícios ao corpo. Reprodução/Dica de mãe

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo