Notícias

Heliópolis, favela de São Paulo, ganha parque público

Heliópolis terá um parque com pista de skate, academia aberta, auditório, escola de circo e cinema ao ar livre, para atender os mais de 200 mil habitantes da comunidade

09 Fev 2022 - 17h16 | Atualizado em 09 Fev 2022 - 17h16
Heliópolis, favela de São Paulo, ganha parque público Lorena Bueri

Após completar 50 anos, Heliópolis, a maior favela de São Paulo, irá finalmente ganhar um parque. Mesmo com obras não finalizadas a previsão de abertura ao público é ainda neste ano. 

Com direito a pista de skate, academia aberta, auditório, escola de circo e cinema ao ar livre, o parque foi projetado em um terreno linear na divisa com São Caetano do Sul e irá atender as mais de 200 mil pessoas que moram na comunidade.

Denominado como Parque da Cidadania Heliópolis, o desenho foi projetado por Roberto Loeb, um dos arquitetos mais renomados do Brasil. Em formato de retângulo e com mais de 1km de comprimento por 50m a 70m de largura, o terreno terá 78 mil metros quadrados.

Responsável pela obra, o presidente do Fundo Social, Fernando Chucre, pontua o caráter transformador que o parque pode ter na região: 

"Esse modelo, de inserção de equipamentos e serviços públicos de várias secretarias em áreas de extrema vulnerabilidade, tem um poder transformador territórios e sua população", afirma.

Com a inauguração do espaço, as secretarias estaduais se dividirão na construção dos prédios. Feita essa divisão, um chamamento público será realizado para definir qual entidade que ficará responsável pela gestão do espaço e organização das atividades.


Nas casas ao redor do futuro parque, diversas cores foram pintadas nas paredes (Foto: Divulgação/Governo de SP)


O presidente da Central Única das Favelas (Cufa-SP), Marcivan Barreto, afirma que a construção do parque será algo bastante positivo para a comunidade.

"O parque está em um ponto estratégico da favela, atende a todos, e é isso mesmo que precisamos. Heliópolis tem potência, precisa de oportunidade", ressaltou.

No total, R$ 40 milhões serão investidos para a finalização da obra, administrada pelo Fundo Social, do governo estadual de São Paulo.

Foto Destaque: Heliópolis, a maior favela de São Paulo - Crédito: Divulgação/ Wiki Favelas

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo