Notícias

Helder Barbalho defende pesquisa para avaliar exploração de petróleo na foz do Amazonas

Governador do Pará afirmou em evento que impedir o estudo sobre “exploração sustentável” de petróleo na Amazônia é um retrocesso. O local é considerado ambientalmente delicado

15 Mai 2023 - 18h00 | Atualizado em 15 Mai 2023 - 18h00
Helder Barbalho defende pesquisa para avaliar exploração de petróleo na foz do Amazonas Lorena Bueri

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), defendeu nesta segunda-feira (15) que o  Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorize a Petrobras a realizar pesquisas para avaliar a possibilidade de explorar petróleo na foz do rio Amazonas, local considerado ambientalmente delicado. As declarações ocorreram durante o Seminário Brasil Hoje, organizado pelo Grupo Esfera em São Paulo.

"Eu não posso enquadrar defesa de ciência e pesquisa quando é conveniente, e quando não é eu viro a página. O que eu defendo: que o Ibama permita que a Petrobras possa pesquisar”, afirmou durante painel sobre sustentabilidade amazônica. "A partir daí estabeleça, nos critérios ambientalmente corretos, qual a metodologia e mecanismo que pode ser feita a exploração com o menor impacto possível e, consequentemente, permitir que esta oportunidade possa surgir".

O emedebista ainda declarou ter se reunido com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com o governador, Lula teria se comprometido a mediar a questão entre a Petrobras e os órgãos ambientais a fim de permitir a pesquisa.


Helder Barbalho (Foto: Reprodução/Agência Brasil/Antonio Cruz)


Para Barbalho, impedir o estudo sobre “exploração sustentável” de combustíveis fósseis na Amazônia é um retrocesso e classificou o ato como um desperdício de oportunidade.

Cercear o Brasil a pesquisar os seus ativos, seja no campo ambiental ou qualquer outra atividade, é um retrocesso”, pontuou. “O Brasil vai abrir mão disso pelas próximas décadas? Talvez seja uma discussão que a gente possa fazer daqui a 50 anos, mas neste momento o Brasil tem condição de abrir mão de uma oportunidade de exploração sustentável de combustível fóssil?”. 

Embora Helder Barbalho considere um “pensamento estreito” não realizar o estudo, um parecer interno do Ibama recomendou que o órgão negue o pedido da estatal brasileira para a exploração na foz do Amazonas, localizada no limite dos estados Pará e Amapá.

Foto Destaque: Helder Barbalho. Reprodução/Agência Brasil/Valter Campanato

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo