Esportes

Hamilton tem temporada inédita sem vitórias na F1 em 2022

Maior pontuador da F1, o piloto inglês passou em branco na temporada 2022 do circuito. O heptacampeão chegou perto da única vitória no ano, no GP de Abu Dhabi, onde seu carro quebrou nas retas finais.

23 Dez 2022 - 10h40 | Atualizado em 23 Dez 2022 - 10h40
Hamilton tem temporada inédita sem vitórias na F1 em 2022  Lorena Bueri

A temporada da F1 de 2022 não trará saudades a Lewis Hamilton. O piloto teve seu pior ano na categoria, sem vitórias. Num único desafio direto com a Ferrari de Carlos Sainz, no GP de Abu Dhabi, o piloto pontuou apenas em sexto lugar. Na carona dos maus resultados na carreira, constam dois quintos lugares em 2009 e 2011, ainda na McLaren e três quartos lugares, em 2010, 2012 e 2013. Em 2022 o piloto também não marcou pole-positions.

Mesmo irregular, no total, subiu ao podium nove vezes, sendo cinco segundo lugares e quatro vezes em terceiro. Perdeu também dentro de casa, para o companheiro de equipe Mercedes George Russel. Pontuou 240 contra 275 de Russel. Fato ocorrido somente uma vez na carreira do piloto inglês, em 2016, quando foi superado por Jenson Button, na temporada que perdeu o título para Nico Rosberg.


Hamilton e seu carro W13 da equipe de Fórmula 1 Mercedes. (Foto: Reprodução/Autoracing) 


A temporada de 2022 terminou com Max Verstappen campeão e Charles Leclerc no vice-campeonato. Um outro dado nunca repetido foi Vettel e Hamilton não terem seus nomes nas duas primeiras posições. Isso não acontecia desde a temporada de 2006. Muito da baixa performance nessa edição do circuito, foi colocada na conta do projeto do novo carro W13 da Mercedes. A estrutura do carro trouxe conceitos novos de tecnologia, como o zeropod, onde foram afuniladas as saídas de ar lateral, além da estrutura de suspensão, muito sensível a desníveis de pista (efeito porpoising).

Mesmo sem vitórias, Hamilton evitou polêmicas com os arquitetos e dirigentes da equipe, guardando energias para a temporada 2023 da F1.  Ponto alto da temporada, Hamilton ganhou em novembro último, no GP de São Paulo, o título de cidadão honorário brasileiro. A corrida marcou a penúltima rodada do Mundial desse ano. Hamilton nunca escondeu sua identificação com o povo brasileiro e com o ídolo eterno Ayrton Senna.

Foto Destaque: Hamilton tem seu pior ano na F1. Reprodução/UOL

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo