Esportes

Hamilton lembra descrença em ida para Mercedes

Heptacampeão revelou que decisão de deixar a McLaren ao fim de 2012 foi controversa, o que o fez questionar se havia decidido corretamente; tricampeão Niki Lauda convenceu britânico e equipe

28 Mar 2023 - 15h47 | Atualizado em 28 Mar 2023 - 15h47
Hamilton lembra descrença em ida para Mercedes Lorena Bueri

No último dia 17 de março, Lewis Hamilton completou sua passagem de dez anos pela Mercedes. Sua mudança foi uma surpresa, dado seu relacionamento de longa data com a McLaren (ele fez sua estreia na F1 em 2007) e o momento da equipe alemã em 2012: uma equipe de meio-campo. Mesmo assim, o casamento não poderia ter sido melhor: dez anos depois, eles somam 81 vitórias, 76 poles e seis mundiais. Agora heptacampeão, ele lembra o que passou quando decidiu mudar.

- Muitas pessoas me disseram que eu estava errado. Mas eu sabia que se não tivesse tomado a atitude, me arrependeria. Não pensei duas vezes, mas lembro de estar sentado na neve no Natal, olhando para montanhas congeladas e pensando: "Caramba! Espero que eu tenha tomado a decisão certa". Tive um momento de reflexão e pensei: "Já foi feito, então darei tudo de mim". Também pensei o quão incrível seria vencer na minha primeira temporada, algo que realizamos - recorda o piloto.

Hamilton financiou sua carreira em nome da McLaren em seis temporadas desafiadoras: de uma estreia brilhante e caótica a um duelo interno com Fernando Alonso e seu primeiro em 2008. Títulos de campeão e até desclassificação em 2009.

Dois anos depois, o britânico passou por um tortuoso 2011, punido e conflituoso ao lado de um colapso nos negócios com o pai Anthony Hamilton e uma vida pessoal tumultuada - em parte com o brasileiro Felipe Massa. No ano seguinte, 2012, a situação era mais estável: até o esperado anúncio de setembro.

- Claro que eu senti que era um risco! Quando você toma decisões, passa por mudanças e sempre será um risco. Mas eu sentiria como se não estivesse vivendo se não assumisse riscos, não me desafiasse constantemente, e aos que me cercam. Era uma sensação que eu tinha, queria algo novo. Eu estava entusiasmado em trabalhar com novas pessoas, entrar em uma equipe que passou por dificuldades e trazer tudo o que eu tinha aprendido para ver se eu poderia aplicar em outro lugar. Fiquei animado com os planos que ouvi que estavam sendo executados para fazer a equipe evoluir. Isso me trouxe a essa equipe incrível e essa jornada incrível em que estamos - continua o heptacampeão.


Rede Social do piloto britânico - (Reprodução/Instagram)


Só se tornou público há alguns anos que o falecido tricampeão Niki Lauda estava envolvido na contratação de Hamilton pela Mercedes. O austríaco, presidente não executivo da seleção alemã, foi fundamental para convencer os ingleses e a seleção.

Em 2020, um ano após a morte do ex-piloto, Hamilton detalhou uma conversa telefônica que teve com Lauda em 2012. A parceria já dava frutos na primeira temporada: o britânico conquistou sua primeira vitória em Grande Prêmio como piloto da Mercedes na etapa húngara.

Uma década depois, Hamilton é referência na equipe, com 16 anos de experiência na categoria, sete títulos mundiais, múltiplos recordes e promovendo a inclusão e a diversidade social, que agora divide com o jovem companheiro de equipe George Russell.

Piquet é condenado a pagar R$ 5 milhões por comentários racistas contra Hamilton

No entanto, a dupla não recebeu crédito pelo domínio da Mercedes desde a introdução dos motores híbridos em 2014. Questões foram levantadas no ano passado, quando a equipe caiu do primeiro para o terceiro lugar devido a um conceito ruim das novas regras da F1. humor de Hamilton.

- Se não sinto que estou sendo desafiado, progredindo ou progredindo, é quando começo a pensar no próximo passo. Mas esse não foi o caso na última década. Acho que toda a equipe mudou, novas pessoas, nova estrutura, novas metas foram estabelecidas.

No início do ano, o oito vezes campeão de construtores, agora competindo com a Aston Martin, terminou no pódio na primeira corrida (Grande Prêmio do Bahrein) pela primeira vez em nove anos - a mesma situação do GP de Arábia Saudita, no ano passado.

Outra questão delicada é a diferença de resultados entre Hamilton e Russell; o veterano abriu mão de suas atuações na metade da temporada passada para testar o carro, mas não consegue se encontrar no restante de 2022., e viu o colega mais jovem marcar apenas o da Mercedes vitória em São Paulo.


Lewis Hamilton e George Russell no pódio do GP de São Paulo da F1 - (Reprodução/ GE)


No início deste ano, ele até admitiu que simplesmente não conseguia se dar bem com o W14, o carro de 2023. No entanto, Hamilton não abandona o discurso elástico:

- Mercedes me deu a capacidade de ser eu mesmo e ser aceito. Sabemos que não somos perfeitos, podemos sempre fazer melhor e é isso que estamos sempre a tentar fazer. Não temos um carro grande no momento, mas damos um passo de cada vez. Sabemos que podemos recuperar a liderança. Esta será a tarefa mais difícil que já enfrentamos juntos.

O contrato do heptacampeão com a Mercedes termina em dezembro. No entanto, a equipe e o próprio piloto não estão priorizando as negociações contratuais neste momento, mesmo considerando o acordo garantido.

Foto Destaque: Primeira foto oficial de Lewis Hamilton como piloto Mercedes na F1, em fevereiro de 2013 (Reprodução/GE)

VEJA TAMBÉM

Saiba tudo sobre a nova tendência do furry shoes  Lorena Bueri

Saiba tudo sobre a nova tendência do furry shoes

Com o grande sucesso dos ugly shoes se acendendo, conheça tudo sobre o mais novo e polêmico furry shoes, como usar e alguns famosos que apostaram no estilo controverso
Suri, filha de Tom Cruise e Kate Holmes, não vê o pai há mais de uma década Lorena Bueri

Suri, filha de Tom Cruise e Kate Holmes, não vê o pai há mais de uma década

A atriz optou pelo afastamento entre pai e filha por causa da religião do ator; a cientologia reúne um conjunto de práticas e crenças que definem o caminho para os indivíduos alcançarem “uma compreensão completa da sua própria natureza espiritua
Banda Jonas Brothers levam fãs a loucura ao desembarcar no aeroporto de São Paulo nesta terça-feira  Lorena Bueri

Banda Jonas Brothers levam fãs a loucura ao desembarcar no aeroporto de São Paulo nesta terça-feira

A banda Jones Brothers desembarcou hoje no aeroporto de São Paulo para fazer um show nesta terça-feira, será seu primeiro show no Brasil após a volta da banda
Cruzeiro estuda mercado em busca de goleiro, após situação complicada com Rafael Cabral Lorena Bueri

Cruzeiro estuda mercado em busca de goleiro, após situação complicada com Rafael Cabral

Com a recente saída do goleiro Rafael Cabral, o time mineiro consulta mercado e procurou o Flamengo para uma possível contratação de Mateus Cunha, porém o rubro-negro não liberou o atleta
Cole Palmer: O meia ofensivo de 21 anos de idade que é artilheiro da Premier League  Lorena Bueri

Cole Palmer: O meia ofensivo de 21 anos de idade que é artilheiro da Premier League 

O jovem que surgiu no Manchester City está voando na temporada 23/24 pelo Chelsea, ele vem sendo o principal jogador do time e é o artilheiro da equipe e da Premier League na temporada 
Olivia Williams afirma que ambiente da produção de 'Friends' era 'tóxico e alarmante' Lorena Bueri

Olivia Williams afirma que ambiente da produção de "Friends" era "tóxico e alarmante"

Olivia participou de episódio final da 4ª temporada da série, e relata momentos dos bastidores do sitcom, hoje considerado como um dos mais assistidos de todos os tempos.
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo