Na tarde desta segunda-feira (07), o astro da Fórmula 1, Lewis Hamilton foi recebido na Câmara dos Deputados do Brasil, no Distrito Federal. O piloto de corrida foi homenageado por um grande público que o esperava. A sessão solene foi conduzida pelo Deputado Federal, Arthur Lira, do Partido Progressista (PP/AL), que entregou ao heptacampeão mundial o título de cidadão honorário brasileiro, cedido no mês de junho deste ano por meio de um projeto de resolução de autoria do representante em Brasília do Partido Democrático Trabalhista (PDT/CE), André Figueiredo.
A ideia da homenagem se deu por conta da celebração de Hamilton após vencer o grande prêmio da F1 no autódromo de Interlagos, em São Paulo, em 2021. Na ocasião, o grande campeão conseguiu uma incrível arrancada de 10° para 1° e reproduziu uma comemoração bem conhecida entre os brasileiros, celebrando a vitória carregando a bandeira do Brasil no carro e no pódio, marca registrada de Ayrton Senna após suas vitórias.
Em discurso, Arthur Lira, lembrou da cena em 2021, dizendo que todos os brasileiros assistiram aquela corrida com orgulho e extasiados ao verem Lewis Hamilton com a bandeira do Brasil, fazendo a mesma comemoração que o saudoso piloto que morreu após bater seu carro no Grande Prêmio de San Marino, no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, na Itália, em 1994.
Lewis é homenageado em Brasília. (Vídeo: Reprodução/O Globo)
Ao se pronunciar, Hamilton se mostrou emocionado e disse que não conseguia explicar o sentimento que os brasileiros demonstram a ele. Além de dizer que era mais um cidadão nacional, demonstrou seu amor e disse que ama o Brasil.
Totalmente ovacionado, Lewis Hamilton foi homenageado nos discursos dos parlamentares Arthur e André.
Hamilton tem 37 anos e chegou na Câmara falando em português, sendo educado com todos e ainda saudou a todos com um "boa tarde". Além dos parlamentares, influenciadores e líderes do movimento negro do Brasil fizeram parte da cerimônia.
Lewis Hamilton ou Luís Amilton como está sendo chamado, continuará no Brasil, e após a cerimônia na Câmara, ele iria se encontrar com ativistas negros e em seguida se preparar para o GP de São Paulo da F1.
Foto destaque: Lewis Hamilton é condecorado como cidadão brasileiro. Reprodução/Folha PE.