Notícias

Haddad é o favorito para assumir o Ministério da Fazenda

A menos de 2 meses do início do governo Lula, os nomes que ocuparão os ministérios ainda não foram anunciados, mas Haddad aparece como um forte candidato a ocupar a Fazenda.

25 Nov 2022 - 12h40 | Atualizado em 25 Nov 2022 - 12h40
Haddad é o favorito para assumir o Ministério da Fazenda Lorena Bueri

Fernando Haddad é o suposto nome que irá assumir o Ministério da Fazenda no governo de Luiz Inácio Lula da Silva.  O futuro presidente ainda não revelou o nome dos seus ministros, mas o ex-prefeito de São Paulo está sendo cotado para o cargo.

Haddad já falou sobre seus planos caso seja confirmado para a Fazenda por Lula. Antes de o governo iniciar, ele quer uma equipe para identificar onde poderia cortar gastos com rapidez e garantir eficiência nos 100 primeiros dias.

O plano possivelmente será baseado no diagnóstico do Tribunal de Contas da União (TCU) a respeito dos benefícios tributários concedidos no Brasil. O corte de gastos excessivos pode agradar ao mercado financeiro, apesar de ser uma questão polêmica para alguns setores.

De acordo com fontes próximas do presidente, Fernando Haddad é o favorito para assumir a função, mas está em uma espécie de teste, aguardando as reações do mercado financeiro.  Nesta sexta-feira, Haddad se encontra com representantes dos principais bancos do país em um almoço de fim de ano da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Ele estará representando o presidente Lula ao lado de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central.

Apesar dos indícios de que Haddad será o escolhido, nenhum convite foi feito ainda ou pasta foi prometida. Mas o ex-prefeito teria afirmado querer um novo desafio e, portanto não deve voltar ao Ministério da Educação em que já atuou. Ele também teria demonstrado interesse em fazer parte do núcleo de poder do governo, como Fazenda, Planejamento, Casa Civil, Justiça, Defesa ou Itamaraty.


Economista Pérsio Arida (Foto: Edilson Dantas/ Agência O Globo)


Outro nome vem sendo citado para uma possível dobradinha com Haddad, o economista Pérsio Arida, um dos idealizadores do Plano Real e ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Pérsio, que faz parte da equipe de transição é tido como uma possibilidade no Planejamento. Ele e Haddad possuem boa relação, e inclusive, o petista contou que caso tivesse vencido as eleições em 2018, ele teria sido seu ministro da Fazenda. Para além das especulações, apenas resta aguardar Lula irá anunciar os nomes para seus ministérios, o que ninguém sabe quando irá acontecer.   

Foto destaque: Fernando Haddad Foto:  Reprodução/ Fábio Vieira/ Metrópoles

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo