Beleza

Hábitos de arrancar pelos do corpo e fios de cabelo pode estar relacionado Tricotilomania

A condição pode estar relacionada a problemas de saúde mental, como estresse, ansiedade e depressão. Outras possíveis causas incluem estresse emocional, abuso, trauma e problemas com a imagem corporal.

05 Abr 2023 - 15h00 | Atualizado em 05 Abr 2023 - 15h00
Hábitos de arrancar pelos do corpo e fios de cabelo pode estar relacionado Tricotilomania Lorena Bueri

O assunto veio atona após cenas de conversa da participante Amanda Meirelles com sua colega de confinamento Bruna Griphao, do BBB23, ganharem destaque nas redes, onde a sister relatou que já arrancou pelos do braço com pinça. No último domingo, (02), Aline Wirley percebeu feridas no couro cabeludo da sister, após sucessivos momentos em que ela arrancou os fios da cabeça. Porém, o comportamento trouxe um alerta sobre a tricotilomania. Muitas vezes, as pessoas acreditam que o hábito de arrancar os fios de cabelo do couro cabeludo ou pelos do corpo é um sinal de estresse, mas pode ser muito mais do que isso, pode estar relacionada a uma compulsão complexa que deve ser tratada - lembrando, não é possível diagnosticar a participante do reality.

O que é tricotilomania?
Tricotilomania é um tipo de distúrbio compulsivo que se manifesta na forma de um hábito de arrancar fios de cabelo do couro cabeludo ou pelos do corpo. É uma condição complexa que, em alguns casos, pode levar a problemas mais graves.


Tricotilomania: Hábitos de arrancar pelos do corpo e fios de cabelo pode estar relacionado condição (Foto:Reprodução/TV Globo)


Por que as pessoas desenvolvem o quadro?
Atualmente, não há uma causa específica para o desenvolvimento da tricotilomania. No entanto, alguns especialistas acreditam que a condição possa estar relacionada a problemas de saúde mental, como estresse, ansiedade e depressão. Outras possíveis causas incluem estresse emocional, abuso, trauma, distúrbio de personalidade, e problemas com a imagem corporal.

Qual é o tratamento para a tricotilomania?
O tratamento para a tricotilomania geralmente inclui terapia cognitivo-comportamental (TCC), a qual ensina o paciente a controlar os pensamentos e comportamentos compulsivos. Em muitos casos, a terapia pode ser complementada com antidepressivos, medicamentos anticonvulsivos ou outros medicamentos que ajudem a controlar a ansiedade. Além desses tratamentos, há também abordagens alternativas, como a hipnoterapia e a programação neurolinguística (PNL).

Além disso, alguns pacientes podem se beneficiar da aplicação de técnicas de relaxamento, como a meditação e ioga. É importante manter um estilo de vida saudável para que o tratamento tenha um efeito positivo.

Embora seja um distúrbio complexo que exige tratamento especializado, a tricotilomania pode ser tratada com sucesso. É recomendável procurar ajuda profissional para lidar com a condição de maneira adequada e obter os melhores resultados possíveis. Se você tiver sinais ou sintomas da tricotilomania, procure urgentemente um dermatologista e outros profissionais qualificados.

Foto Destaque: Tricotilomania: Hábitos de arrancar pelos do corpo e fios de cabelo pode estar relacionado condição:Reprodução/Getty Images

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo