Notícias

Guiné registra seis surtos de gripe aviária H5N1

Casos foram confirmados em fazendas de galinhas no oeste do país africano, cerca de 120.000 aves foram mortas e abatidas devido ao vírus, a taxa de mortalidade em humanos é alta.

07 Jun 2022 - 21h09 | Atualizado em 07 Jun 2022 - 21h09
Guiné registra seis surtos de gripe aviária H5N1 Lorena Bueri

A gripe aviária foi identificada pela primeira vez a cerca de 100 anos atrás, na Itália, no início acreditava-se que a gripe só infectava aves, até que os primeiros casos humanos foram detectados em 1997, em Hong Kong. Na tentativa de conter a epidemia, cerca de 1,5 milhão de aves foram mortas em três dias, especialistas acreditam que a medida foi decisiva na contenção do avanço das infecções. 

Nos últimos anos, surgiu um novo tipo de vírus, muito mais perigoso, o H5N1, sua transmissão é por aves migratórias, é mais violento, podendo matar o infectado em poucos dias, a infecção pode se dar pelo contato direto com a ave infectada (principalmente pelas fezes), pelo, ar, água, alimentos e roupas contaminadas. 

Nesta terça-feira (7), a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) confirmou seis surtos da H5N1, a parte Oeste de Guiné, país da África Ocidental, casos foram identificados principalmente em fazendas de galinhas poedeiras, de acordo com informações das autoridades de saúde guineenses, cerca de 120 mil aves morreram ou foram abatidas por conta dos surtos. 

Os sintomas da gripe nas aves são plumagem eriçada, diarreia, cabeça inchada e queda na produção de ovos, já em humanos os sintomas podem incluir febre alta, dores musculares, dificuldades em respirar, tosse, ressecamento da garganta e conjuntivite, em casos mais graves podem ocorrer problemas respiratórios agudos e até pneumonia. 


Arte com informações sobre a gripe aviária (Reprodução: Portal UAI)


Ainda não existe um tratamento 100% eficaz que cure a pessoa infectada, vacinas vêm sendo testadas, mas sem previsão de comprovação de eficácia, o que tem são remédios capazes de minimizar a intensidade da doença, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos EUA, recomenda os seguintes medicamentos para o tratamento: oseltamivir oral (Tamiflu), zanamivir inalado (Relenza) e permavir intravenoso Rapivab), para melhor eficácia, é indicado que os medicamentos sejam administrados em até 48 horas após o contagio. 

Existem 15 tipos de vírus da gripe aviária, mas o vírus que ataca os humanos é somente o H5N1, a taxa de mortalidade para humanos infectados é de cerca de 60%. 

Foto destaque: Primeiros surtos de graipe aviária são registrados em Guiné (Reprodução: UOL)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo