Esportes

Guia para iniciantes: entenda mais sobre a Fórmula 1

Está começando agora a assistir Fórmula 1, porém não faz ideia por onde começar? Então fique por dentro do que de fato se trata a Fórmula 1 de maneira rápida e fácil

21 Abr 2022 - 14h00 | Atualizado em 21 Abr 2022 - 14h00
Guia para iniciantes: entenda mais sobre a Fórmula 1 Lorena Bueri

Com o estouro da temporada 2021 da Fórmula 1 e o investimento que vem sendo feito pela indústria nas redes sociais, visando atrair o público mais jovem, muitos novos telespectadores chegaram à categoria mais famosa do automobilismo. Porém, graças ao afastamento da categoria do público em geral até pouco tempo atrás, muitos se interessam agora pela Fórmula 1 sem nem mesmo saber ao certo do que realmente se trata esse universo. Visando ajudar esse novo público, trouxemos uma breve apresentação do que é a Fórmula 1.


Max Verstappen, piloto campeão da temporada 2021. (Foto:Reprodução/RBR)


O que é a Fórmula 1?

A Fórmula 1 é a principal categoria do automobilismo mundial, sendo disputada oficialmente desde 1950, apesar de já existir campeonatos parecidos com a ideia inicial desde 1931. Em 1946, após o fim da Segunda Gerra Mundial, visando reconstruir o automobilismo mundial, foi fundada a FIA(Fundação Internacional de Automobilismo), que criou diversas "fórmulas" de executar o esporte automobilístico, sendo a principal delas a "Fórmula Internacional", sendo posteriormente chamada de "Fórmula A", até chegar no nome atual: a "Fórmula 1".

A primeira corrida oficial por um campeonato mundial da categoria aconteceu em 13 de maio de 1950 em Silverstone, na Inglaterra.

A Fórmula 1 atualmente

Atualmente, em 2022, temos ao todo dez equipes construtoras disputando a categoria, cada uma com dois carros,ou seja, vinte pilotos na disputa pelo campeonato. Dos vinte pilotos desta temporada, quatro deles já foram campeões da Fórmula 1:

Lewis Hamilton (2008, 2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2020)

Sebastian Vettel (2010, 2011, 2012 e 2013)

Fernando Alonso (2005 e 2006)

Max Verstappen (2021)

Max Verstappen, da RBR, é o atual campeão da Fórmula 1, conquistando o título no ultimo Grande Prêmio da temporada 2021, em uma disputa direta de tirar o fôlego com Hamilton. Correndo atualmente pela Mercedes, Lewis Hamilton é considerado um dos maiores pilotos de todos os tempos na categoria.


Lewis Hamilton, um dos principais nomes da categoria. (Foto:Reprodução/Mercedes)


Com a temporada já em andamento, em 2022 serão ao todo 23 corridas ao redor do globo, sendo distribuídos pontos a cada um dos 10 primeiros colocados por corrida, de acordo com sua colocação final. Confira a tabela de pontuação abaixo:

1°: 25 pontos; 2°: 18 pontos; 3°: 15 pontos; 4°: 12 pontos; 5°: 10 pontos; 6°: 8 pontos; 7°: 6 pontos; 8°: 4 pontos; 9°: 2 pontos; 10°: 1 ponto.

Ao final da temporada, após o último Grande Prêmio, o piloto com maior pontuação somada no campeonato é declarado o campeão.

A equipe que somar mais pontos, somando-se a pontuação de seus dois pilotos ao longo do campeonato, é declarada a campeã entre os construtores. A Mercedes venceu os oito últimos campeonatos de construtores, enquanto a Ferrari, equipe mais tradicional da categoria, é a maior vencedora entre os contrutores, conquistando este título dezesseis vezes, o último em 2008. O campeonato de construtores só foi oficialmente iniciado em 1958.

Como funcionam os "Grande Prêmios"

Toda corrida de Fórmula 1 é oficialmente chamada de "Grand Prix" ou "Grande Prêmio", no Brasil.

Durante a semana que antecede o Grande Prêmio, são realizados quatro "treinos livres", onde equipes e pilotos podem conhecer melhor o traçado da pista e se preparar até a corrida. Após isso, geralmente aos sábados, é realizado a "qualificação", onde é definida ordem do grid de largada, de acordo com o tempo de volta de cada piloto, sendo o piloto com a volta mais rápida a largar na primeira posição e assim sucessivamente. No domingo, é realizado o tão esperado Grande Prêmio.

Este foi o conteúdo básico necessário para que você possa assistir às suas primeiras corridas. A dica é: mergulhe com tudo na Fórmula 1, adquira o máximo de conhecimento sobre o esporte e conheça melhor cada equipe e piloto da categoria com o passar dos GP's desta temporada.

 

 

Foto destaque: Carros de Fórmula 1. Reprodução/The Cars

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo