Money

Guerra na Ucrânia e colapso imobiliário chinês podem levar a uma nova crise

Guerra entre Rússia e Ucrânia aliado ao colapso do setor imobiliário da China pode acarretar recorde de inadimplência desde a crise de 2009, gerando preocupação.

05 Abr 2022 - 22h02 | Atualizado em 05 Abr 2022 - 22h02
Guerra na Ucrânia e colapso imobiliário chinês podem levar a uma nova crise Lorena Bueri

A guerra na Ucrânia já tem mais de um mês que eclodiu e os impactos econômicos já eram esperados, entretanto agora há um elemento a mais para fazer uma combinação provavelmente desastrosa para os mercados emergentes, que se trata do colapso imobiliário na China. Segundo o JPMorgan essa pode ser a pior onda de inadimplência corporativa, ou seja, quando falta dinheiro no caixa para os fornecedores e colaboradores, desde a última crise global.

O volume dos títulos corporativos já atinge um pico de 166 bilhões de dólares, recorde desde a crise de 2009, quando a taxa chegou a 10,5%. A Europa oriental, como um todo, deve atingir 21%, já que a Ucrânia chegará perto dos 100% devido a guerra, sem contar que a Rússia deve chegar em aproximadamente 27%.

Quanto ao colapso do setor imobiliário da China, fez com que a taxa de inadimplência fosse de 7 para 10%, sendo que deve haver uma taxa grotesca do número de calotes relacionados às incorporadoras com dificuldades financeiras, uma faixa que beira os 60 bilhões de dólares.


China (Foto: Reprodução/Twitter)


Porém, para a América Latina continuamos na margem dos 3% de inadimplência e no Oriente Médio e África menos de 2%, o que é menos desesperador.

Enquanto isso a guerra segue em curso, os especialistas dizem que a melhor opção para a Ucrânia para se recuperar financeiramente seria negociar com o inimigo, enquanto a Rússia perdeu trinta e cinco bilionários desde o início do conflito por conta dos impactos econômicos provenientes de todo esse caos.

Para o colapso imobiliário chinês, segundo o estrategista da Alpine, a melhor estratégia para retirar esse risco de uma quebra sistêmica seria relaxar as políticas do segmento o mais breve possível. Se o governo chinês continuar com uma forte regulamentação será inevitável que isso ocorra acentuando os problemas da inadimplência por toda a Ásia.

Foto Destaque: Putin cumprimentando líder chinês. Reprodução/Twitter

VEJA TAMBÉM

Yuri Meirelles ganha prova e se torna o primeiro fazendeiro  Lorena Bueri

Yuri Meirelles ganha prova e se torna o primeiro fazendeiro

Peões da Fazenda entraram na disputa pela primeira prova do fazendeiro da temporada. Os cinco participantes que subiram para o campo de prova patrocinada pela Betano são: Alessandra Cariúcha, Márcia Fu, Radamés Martins, Yuri Meirelles, Henrique Marti
Taxa de focos de incêndio no Amazonas ultrapassa a média registrada em setembro  Lorena Bueri

Taxa de focos de incêndio no Amazonas ultrapassa a média registrada em setembro

De acordo com as informações repassadas pelo Inpe, as regiões afetadas pelas queimadas no Amazonas já atingiram a média contabilizada do mês de setembro.
Troye Sivan mistura ritmos e escala prédios no clipe de 'Got Me Started' Lorena Bueri

Troye Sivan mistura ritmos e escala prédios no clipe de "Got Me Started"

O lançamento fará parte do terceiro álbum de estúdio do artista junto com "Rush" que marcou seu retorno para música. A estreia do álbum "Something To Give Each Other" está marcado para outubro.
Em polêmica com a sogra, noivo de Larissa Manoela é fotografado ao chegar na delegacia Lorena Bueri

Em polêmica com a sogra, noivo de Larissa Manoela é fotografado ao chegar na delegacia

Ator André Luiz Frambach compareceu na tarde desta quarta-feira (20), em uma delegacia de polícia para testemunhar em inquérito envolvendo declarações de Silvana Taques.
Faustão volta a ser internado após 24 dias de transplante Lorena Bueri

Faustão volta a ser internado após 24 dias de transplante

O apresentador volta a ser internado no Hospital Albert Einstein, 24 dias após o transplante de coração, segundo informações seu estado de saúde é delicado, porém não grave.
Corinthians chega a mais um acordo para sanar dívida com Ramiro Lorena Bueri

Corinthians chega a mais um acordo para sanar dívida com Ramiro

Clube paulista fez mais um acordo para sanar em 24 parcelas a dívida milionária que tem referente a direitos de imagem do atual meio-campista do Cruzeiro
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo